FileMaker e Microsoft Access são escolhas de software comuns de banco de dados quando um usuário está considerando a criação de banco de dados sem saber o que desejam aprender SQL. Também é útil na criação de um banco de dados relativamente baixo tráfego para o uso da internet . Enquanto atingindo ostensivamente o mesmo parâmetro , ambas as aplicações têm diferentes maneiras de chegar lá , e algumas funções são mais fáceis de executar em um programa que o outro. Ao mesmo tempo, os públicos-alvo um pouco diferentes para ambas as aplicações , o que significa que suas interfaces de usuário são muito diferentes . Suporte e Treinamento
Microsoft (MS) O acesso é uma escolha popular para ambientes de negócios , em parte porque há uma quantidade significativa de formação dirigida -business especificamente destinadas a ensinar aos funcionários as noções básicas de criação de banco de dados . Há também um extenso sistema de tutorial integrado no site de suporte da Microsoft Access Online. FileMaker tem um site de suporte com base principalmente em uma coleção de perguntas e respostas do fórum da comunidade .
Se um usuário está trabalhando em um ambiente baseado em Macintosh, onde a integração entre os produtos da Apple é a norma, então FileMaker é a única opção aqui, como Access não tem uma versão para Mac .
User Interface
Dependendo da sua atitude para com a estética, você pode encontrar- MS Access demasiado monótono e aborrecido com a qual trabalho. Embora existam algumas alterações de cor ou estilos que podem ser alterados , o Access é bastante limitada quando se trata de aparência. FileMaker, por outro lado , faz com que a estética uma prioridade, e há muitos cor, forma , estilo, fonte e outros ajustes disponíveis . Um novo usuário pode encontrar FileMaker um pouco mais difícil de navegar, como eles têm mantido o botão desordem a um mínimo na barra de navegação . O acesso , no entanto, aperta quase todas as funções possíveis em sua interface.
Relatórios e Consultas
MS Access tende a embalar a maior parte de seu poder no versatilidade relatos de que ele pode criar , que incluem ambas as comparações simples e complexos de tabelas, um assistente de consulta que ajuda o usuário em todo o processo , bem como a capacidade de ajustar o relatório de uma visão adequada para um determinado público . No entanto, nas versões anteriores ao Access 2007, foi um pouco difícil para um usuário para executar um relatório , sem uma quantidade significativa de conhecimento ou referência , como o relatório e assistentes de consulta não estavam muito avançados .
FileMaker pode, por na maior parte, produzem os mesmos relatórios básicos e consultas como MS Access, mas os modelos e assistentes para este fim são relativamente rígida e escassa em comparação. Com algum conhecimento de SQL , um usuário pode substituir as opções básicas em FileMaker e produzir consultas manuais , mas requer mais experiência do que o usuário médio possui.
Portabilidade e Compartilhamento
Tanto o FileMaker e Acesso anunciar as suas capacidades para publicar seu banco de dados on-line através de alguma forma de publicação na web. FileMaker não é destinado a usuários de alta capacidade em sua forma mais básica (os usuários podem atualizar para o FileMaker Pro) , e suporta um máximo de cinco usuários simultâneos. Serviço Sharepoint da Microsoft é um pouco mais flexível , permitindo que você não só para carregar o banco de dados para a internet, mas para enviá-lo via rede ou e-mail para outros membros da equipe , que na resposta pode preencher diretamente sua rede sem ter que ir online. No entanto, isso depende de um ambiente com uma ethernet ou de outra rede estabeleceu que permitiria tal compartilhamento .