Durante séculos, as pessoas têm usado cartografia, ou a ciência da cartografia , para dar sentido ao mundo ao seu redor . Antes da era do computador, esses mapas existia principalmente como representações bidimensionais de localizações geográficas. Agora , GIS, sistemas de informação geográfica , oferece uma alternativa baseada em computador para mapear com precisão as características geográficas em três dimensões. As capacidades do SIG gama de captura, armazenamento , visualização e análise de dados em vários tipos de mapas. Vetor de dados Mapas
Vector mapas mostram dados através do uso de linhas , pontos ou polígonos de acordo com o Centro Nacional Interagências Fogo . Um mapa ponto centra-se em um determinado local na superfície da terra e com coordenadas x, y com base na latitude e longitude, mapeia os pontos em que determinado local. Um sistema GIS faz um mapa de linhas ligando os pontos de dados criado por coordenadas x, y . Quanto mais pontos em um mapa , o detalhe mais preciso e maior disponível. Um mapa polígono caracteriza uma área fechada por uma série de linhas inteiras , ligados .
Os polígonos , no entanto, muitas vezes resultam em formas irregulares . Cada um desses polígonos indica um tipo de dados diferente . Mapas do vetor trabalhar bem para representar características específicas , como edifícios , ruas , vegetação e aplicações do censo , segundo a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia .
Dados Raster
mapas de dados raster usar uma matriz de células pixeladas , a fim de representar os recursos através de um mapa ou baseados em imagem baseada em células . Um mapa de dados baseada em células cria camadas de dados de dados contínuos ou discretos e atribui a cada camada com um atributo, de acordo com o Centro Nacional Interagências Fogo . Camadas de dados contínuos formar gradações em um mapa , enquanto os dados discretos delineia limites particulares.
Por outro lado , um conjunto de dados com base em imagens , basicamente, envolve a conversão de imagens de mapas.
Segundo o The Económica das Nações Unidas e da Comissão social para a Ásia eo Pacífico , um mapa de dados raster normalmente simboliza informações como altitude e clima ou armazena imagens , como a partir de fotografias na área de satélites e outros mapas digitalizados.
híbridos Mapas < br >
o terceiro tipo de mapas GIS trabalhar com ambos raster e dados vetoriais , de acordo com a Universidade de Maine. Como resultado, um mapa GIS híbrido sobrepõe dados raster e vetores em múltiplas camadas temáticas. Assim, ao passo que cada camada pode representar diferentes estatísticas de um local do mundo real, como códigos postais, uso da terra , estruturas, pessoas e ruas , o potencial da camada de GIS híbrido permite uma dupla análise de vários tipos de mapas. Esta análise duplo permite o reconhecimento de correlações espaciais fundamentais entre conjuntos de dados , proporcionando uma leitura mais aprofundada de um mapa específico , escreve o Interagency Fire Center Nacional.