instâncias de banco de dados Oracle pode ser configurado para usar o servidor compartilhado ou modos de servidor dedicado. Modo de servidor dedicado funciona melhor com pequenas cargas cliente que executam trabalhos de persistentes e de longa data . Modo de servidor compartilhado é ideal para um grande grupo de usuários que precisam compartilhar recursos do sistema limitados. Modo de Servidor Dedicado
O modo de conexão de banco de dados padrão para o Oracle 11gR2 é o modo de servidor dedicado. Neste modo, os processos de usuário e servidor são separados, com cada usuário que executa o seu próprio processo de servidor dedicado. A Oracle recomenda usar o modo de servidor dedicado para a carga do cliente de 50 usuários ou menos e para os trabalhos que fazem solicitações consistentes e de longa data do banco de dados .
Modo de Servidor Compartilhado
No modo de servidor compartilhado, um único processo servidor pode acomodar vários processos de usuário e recursos de banco de dados são agrupados entre um grande número de clientes. A Oracle recomenda a aplicação de modo compartilhado quando as solicitações de carga cliente provavelmente irá causar uma pressão sobre memória ou recursos do sistema . O administrador de banco de dados deve especificar o número de processo do servidor criado com cada instância de banco de dados .
Efeitos sobre a memória e recursos do sistema
modo de servidor compartilhada requer menos memória e aumenta a escalabilidade para grandes grupos de usuários. No entanto, é menos eficiente no processamento de trabalhos de produção de rotina , sem a capacidade de iniciar e parar uma instância de banco de dados e executar a recuperação de mídia. Embora melhor em processar os trabalhos de produção de rotina , o modo de servidor dedicado também sofre a armadilha do uso de recursos ineficiente devido à alocação de processos de servidores separados para cada usuário individual, mesmo durante as tarefas ociosas.