Tradicionalmente , os designers de banco de dados se envolver na criação de um banco de dados em três fases : projeto conceitual, lógico e físico. Estas fases não podem seguir uns aos outros em seqüência - os designers podem ter de revisitar as fases anteriores durante as fases posteriores , por exemplo. Designers também podem omitir um ou mais estágios para bancos de dados simples. Quando feito corretamente , design de banco de dados promove o armazenamento de dados eficiente e recuperação. Projeto Conceitual
Projeto conceitual envolve a criação de um esquema conceitual, ou modelo , do banco de dados . Este modelo é independente de quaisquer considerações físicas , incluindo sistemas de gerenciamento de banco de dados , linguagens de programação e plataformas de hardware. Os usuários não- técnicos devem entender o esquema, por isso não deve conter detalhes de como o banco de dados deve ser implementada. É, no entanto , detalhado em termos de natureza, estrutura e significado dos dados.
Entidade-Relacionamento Modelo
Durante a fase conceitual , os projetistas de banco de dados normalmente cria que é conhecido como um modelo de entidade - relacionamento, ou diagrama, para ajudar a visualizar o banco de dados . O diagrama de entidade-relacionamento identifica cada entidade - também conhecido como uma relação , ou mesa - na base de dados - bem como as relações entre as entidades. Essencialmente , o diagrama de entidade-relacionamento é simples o suficiente para permitir que os designers de banco de dados para aprender e compreender os conceitos básicos , porém detalhada o suficiente para ajudar no desenvolvimento de aplicações complexas .
Projeto Lógico < br >
o objetivo do projeto lógico é transformar a , esquema conceitual genérico em um modelo de dados específico para um sistema de gerenciamento de banco de dados específico . Projeto lógico pode ser feito manualmente ou - em alguns casos - automaticamente , através do uso de engenharia de software assistida por computador ( CASE) ferramentas a partir de um projeto conceitual. Em ambos os casos , o resultado final é um conjunto de comandos de linguagem de definição de dados , que pode ser usado de forma interativa, ou como parte de um programa de computador para criar o banco de dados.
Projeto Físico
< br >
projeto físico é o processo de implementação física do modelo lógico de dados em um sistema de gerenciamento de banco de dados. Ele envolve a escolha de estruturas de arquivos específicos para armazenar tabelas de banco de dados , ou as relações , e garantir que as relações podem ser acessados de forma rápida, eficiente e segura . Projetistas de banco de dados pode precisar de pensar sobre os tempos de acesso de banco de dados para transações freqüentemente utilizados , bem como o número médio de transações processadas por minuto ea quantidade de espaço no banco de dados ocupa. Um índice em determinados campos ou colunas , em um banco de dados pode melhorar o tempo de acesso , mas cabe ao designer de banco de dados para decidir quais campos de índice.