Embora seja preferível para executar o software de backup em vez de um script shell do Unix para executar o backup do sistema todas as noites, escrevendo o script shell vai trabalhar em uma pitada e não é difícil. O shell script irá usar um de uma série de utilitários de backup que já existem em todos os sistemas Unix. Enquanto o hardware utilizado para backup está disponível para o sistema operacional Unix , o script shell pode ser escrito em poucos minutos . Coisas que você precisa
de hardware para os dados de backup ( unidade de fita , disco rígido de armazenamento de rede)
Mostrar Mais instruções
1
Verifique se o hardware em que o backup vai para ser salvo é acessível para o sistema operacional Unix. Se você estiver usando um disco, montá-lo de leitura e escrita . Se você estiver usando uma unidade de fita , certifique-se que pode ser acessado através do comando "mt" e que há uma fita já inserido.
2
Decida qual utilitário Unix irá realizar o backup. Dump ou ufsdump é usado para fazer backup de um sistema de arquivos , incluindo arquivos de dispositivos especiais. Tar ou gnutar é usado para fazer backup de arquivos . Dd é usado para fazer backup de todo o disco, incluindo as partições especiais à base de blocos e as partições não utilizadas.
3
Comece escrevendo o script shell de backup do sistema todas as noites. Para um backup baseado em disco , a primeira tarefa para o shell script será copiar os arquivos do backup do dia anterior para algum outro local . Se for um backup baseado em fita, tem o shell script executar o comando "mt" para certificar-se de uma fita já foi inserido . Se não, tem o script shell envie um e-mail para o pessoal solicitando que uma fita de ser inserido.
4
Em seguida, temos o script shell executar o utilitário Unix escolhido anteriormente para executar o backup. Não importa qual o utilitário de backup é escolhido , certifique- se de que nenhum arquivos, sistemas de arquivos ou partições são perdidas . Em muitos casos, o shell script será necessário executar os tempos vários utilitário de backup até que todos os dados foram copiados. O utilitário de backup deve redirecionar os dados que estão sendo apoiados até a unidade de fita ou o sistema de arquivos dedicado para backups.
5
Uma vez que o backup foi concluído, ter o script shell ejetar a fita , se é uma fita backup baseado em . Salve o script shell uma vez todos os comandos foram escritos .
6
Testar e depurar o shell script de backup do sistema até que ele funciona corretamente.
7
Execute o script de backup a partir do cron . Entre no modo de edição do cron com o comando " cron -e" como root. Configure o cron para executar o shell script de backup do sistema todas as noites.