Existem muitos formatos de arquivo de áudio, cada um com seus próprios pontos fortes e fracos em relação à compressão, qualidade e compatibilidade. Aqui estão alguns dos mais comuns:  
 compressão com perdas (alguns dados são descartados para reduzir o tamanho do arquivo):   * 
 mp3 (camada de áudio mpeg-1): O formato com perdas mais populares por muitos anos, oferecendo um bom equilíbrio entre o tamanho do arquivo e a qualidade. Amplamente compatível. 
 * 
 aac (codificação avançada de áudio): Geralmente considerado superior ao MP3 em termos de qualidade na mesma taxa de bits. Usado extensivamente no iTunes, iPods e outros produtos da Apple, além de dispositivos Android e serviços de streaming. 
 * 
 vorbis (.ogg): Uma alternativa sem royalties, de código aberto, para MP3 e AAC, oferecendo qualidade comparável. Ganhando popularidade, mas ainda não é tão universalmente apoiado. 
 * 
 WMA (Windows Media Audio): Formato proprietário da Microsoft. Oferece vários níveis de compressão. Menos comum agora que MP3 ou AAC. 
 * 
 He-AAC (AAC de alta eficiência): Uma versão ainda mais eficiente da AAC, projetada para taxas de bits e streaming baixos. 
 * 
 Opus: Um formato relativamente novo e versátil projetado para comunicação de áudio e voz, oferecendo alta qualidade em taxas de bits baixas. Crescendo em popularidade.    
 compressão sem perdas (todos os dados são preservados, resultando em tamanhos de arquivo maiores):   * 
 FLAC (codec de áudio sem perda livre): Um formato sem perdas de código aberto popular oferece excelente qualidade sem perda de dados. Amplamente apoiado por jogadores de áudio. 
 * 
 ALAC (Codec de áudio sem perda da Apple): O formato sem perdas da Apple. Alta qualidade, mas totalmente suportada por dispositivos e software da Apple. 
 * 
 WAV (formato de arquivo de áudio da forma de onda): Um formato não compactado ou minimamente compactado, oferecendo tamanhos de arquivo da mais alta qualidade, mas muito grandes. Comumente usado para o trabalho de áudio profissional. 
 * 
 aiff (formato de arquivo de intercâmbio de áudio): Outro formato não compactado ou minimamente compactado semelhante ao WAV, popular nos sistemas Apple. 
 * 
 APE (áudio do macaco): Um formato sem perdas conhecido por sua alta taxa de compressão.    
 Outros formatos especializados:   * 
 midi (interface digital do instrumento musical): Não armazena formas de onda de áudio reais, mas instruções para instrumentos musicais. Resulta em tamanhos de arquivo muito pequenos. 
 * 
 dsd (fluxo direto digital): Um formato de áudio de alta resolução usado em alguns sistemas de áudio de ponta.   
 O melhor formato para um determinado aplicativo depende de fatores como qualidade de áudio desejada, limitações de espaço de armazenamento e requisitos de compatibilidade. Para a escuta geral, MP3 ou AAC ainda são amplamente utilizados devido à sua compatibilidade e tamanhos de arquivo relativamente pequenos. Para arquivamento ou trabalho de áudio profissional, são preferidos formatos sem perdas como FLAC ou ALAC.