Vírus de computador são classificados em diferentes tipos , com base na intenção do código malicioso . Alguns vírus apenas ocupam espaço de memória, enquanto outros infectar e corromper arquivos , roubam redes de informação e de acidentes . Residentes Vírus
vírus residentes são o tipo de vírus que sair na RAM ( memória de acesso aleatório ) e roubar um valioso espaço , reduzindo o desempenho do seu computador. Este tipo de vírus tem a capacidade de infectar qualquer operação realizada pelo sistema , corrompendo arquivos e programas.
Vírus ação direta
vírus de ação direta são mais maliciosos em que a intenção é infectar um computador , replicar e , em seguida, executar quando ativado. Este tipo de vírus é ativado quando estiverem reunidas as condições específicas e ir para o trabalho infectar pastas e sistemas de arquivos específicos , tornando o PC inútil na maioria dos casos . Este tipo de vírus está sempre localizado no diretório raiz e vai para o trabalho quando o computador for inicializado.
Overwrite Vírus
Substituir vírus fazer exatamente o que o nome indica . O vírus infecta arquivos , apagar ou sobrescrever a informação específica e tornando o arquivo inútil para o computador. Os arquivos podem ser "limpa" por excluí-los e recarga ou re- criá-los , mas isso é caro e demorado .
Inicialização Vírus
vírus de inicialização residem no setor de inicialização ou um disco rígido, onde os arquivos necessários para o computador para inicializar e executar reside . Os vírus de inicialização interromper a capacidade do computador para arrancar , tornando todo o PC inútil. Os vírus de inicialização são geralmente passados pelo uso de disquetes.
Outros vírus
Os vírus de macro se escondem nas macros de determinados arquivos. A lista de instruções pode ser programado em um vírus de macro e executado como uma ação , tornando-os vírus particularmente desagradáveis.
Vírus Diretório são os mais comumente ativados quando um usuário abre um anexo de e-mail com um arquivo. Exe ou . extensão com. O vírus tem a capacidade única de mudar os arquivos de vírus após a ativação , tornando a limpeza impossível.
Vírus polimórficos têm a capacidade de mudar a sua criptografia cada vez que eles são ativados , tornando-os invisíveis para software de varredura de vírus, dando-lhes livre reinar para replicar à vontade.
Os vírus de companhia parece muito com vírus residentes ou vírus de ação direta. Eles são conhecidos como os vírus de companhia , porque , uma vez que entrar no sistema , eles " acompanhar " os outros arquivos que já existem. Em outras palavras, para realizar suas rotinas de infecção , os vírus de companhia podem esperar na memória até que um programa é executado (vírus residentes) ou agir imediatamente , fazendo cópias de si mesmos ( vírus de ação direta).