Modelagem de um carro em 3D pode ser uma tarefa difícil. No entanto, LightWave oferece algumas ferramentas de modelagem poderosas para ajudá-lo a criar o seu carro favorito . Como complexo que pretende criar o carro é até você. No entanto, para ajudá-lo a aprender o básico, você pode querer considerar a modelagem de um carro existente antes de tentar criar e modelar seus próprios projetos. Camadas
Antes de modelar o seu carro, decidir se você quer para animá-lo mais tarde. Se sim, quais as partes que você deseja animar ? Talvez você deseja abrir as portas eo capô. Talvez você só quer animar as rodas. Camadas
do LightWave característica é semelhante a camadas do Photoshop possuem . Use as camadas para dividir o modelo em componentes separados , mantendo o modelo como um único arquivo. Como você trabalha sobre o modelo , você pode exibir cada componente separadamente , ou exibi-los em grupos para ver como todas as peças se encaixam. A separação dos componentes é importante no caso de você optar por animar o carro. Se um componente tem sua própria camada , você pode animá-lo sem mover qualquer um dos outros componentes. Por exemplo, se você animar a abertura da porta , o resto do carro não se mover com ele.
Modelagem do Corpo
O método mais fácil para a criação de um modelo de carro em LightWave é encontrar uma boa foto de referência do carro, e rastreá-lo em Lightwave Modeler. Localize uma foto que mostra uma vista lateral clara do carro. Deve ser grande o suficiente para encher mais de sua tela para que você possa facilmente rastreá-lo . Além disso, uma visão angular do carro não vai ajudar , mas deve ser uma vista lateral completa
Trace o contorno do carro usando o recurso "Criar Pontos " . . As linhas retas só precisa de um ponto em cada extremidade, mas usar vários pontos para definir curvas. Não se preocupe com a criação dos pneus durante esta etapa. Quando todos os pontos estiverem no lugar, usar o recurso de "Faça " para criar um esboço 2D do carro.
Use o recurso " Extrude " para criar a largura do carro . Defina a forma do carro , ajustando a localização dos pontos ou usando "transformar" os recursos do LightWave a superfícies lisas . Considere o uso de uma visão de cima do carro para ajudá-lo com refinando a forma do carro.
Outros detalhes
Continue seguindo a foto para modelar as portas e capô . Você poderia traçar os pneus , ou modelá-los manualmente usando o recurso " Criar disco " . Lembre-se, se você deseja animar esses componentes, modelá-los em camadas separadas. Mostrar camada de corpo do carro no fundo para ter certeza de que outros componentes são o tamanho correto e no local correto . Dependendo de como detalhado você quer o carro a ser, usar fotos de referência para modelar o interior , como as portas e painel de instrumentos. Mais uma vez, usar camadas para exibir apenas os componentes necessários para continuar a modelagem. Esconder os componentes que vai ficar no caminho
Superfícies
Como você cria o carro, dar as diferentes superfícies - . Tais como pneus, janelas , portas ou corpo - nomes específicos . Nome de uma superfície , selecionando " Polígono " , em seguida, "Surface ". Digite um nome exclusivo para a superfície. Você também pode selecionar outras opções, como brilho , ângulo de dupla face ou alisamento .
Ser capaz de selecionar partes específicas faz com que seja fácil de aplicar texturas e animar o carro mais tarde. Por exemplo, se você está criando um carro vermelho , selecione "corpo" e aplicar uma textura vermelha. As texturas de outros componentes não serão afetados. Se você estiver criando uma animação , selecione "pneus " para girar os pneus. Naming superfícies é mais fácil de fazer quando você criar o seu modelo. No entanto, se você esquecer de citar uma superfície, selecione a superfície usando o mouse e , em seguida, atribuir um nome .