Não há um único botão para "cancelar" instantaneamente uma animação de renderização no Blender sem potencialmente perder alguns dados. O processo de renderização do Blender não foi projetado para o cancelamento fácil do processo médio da mesma maneira que um cálculo simples pode ser. No entanto, você tem várias opções para detê -lo e minimizar a perda de dados:
*
interromper a renderização: A maneira mais direta é simplesmente pressionar a tecla ESC. Isso interromperá o processo de renderização. No entanto, pode levar alguns segundos para parar completamente, e você pode não obter uma saída totalmente renderizada para os quadros já concluídos. Alguns dados * podem * ser perdidos, especialmente se você estiver se tornando um formato com perdas e o processo fez alterações que ainda não foram gravadas nos arquivos de saída. Este é o método mais rápido, no entanto.
*
usando o botão "Cancelar" (se aplicável): Alguns motores de renderização ou configurações de renderização no Blender podem exibir um botão "Cancelar" explicitamente durante a renderização. Se você vir um, use isso! É normalmente melhor do que apenas pressionar o ESC.
*
Fechando o liquidificador (arriscado): O fechamento do liquidificador à força (por exemplo, usar gerenciador de tarefas) é uma abordagem muito arriscada. Você pode perder todos os dados não salvos, incluindo seu arquivo de mistura e qualquer quadros parcialmente renderizados.
Evite isso, a menos que todas as outras opções sejam impossíveis. *
Mudando para um mecanismo de renderização diferente (preventivo): Se você estiver experimentando renderizações particularmente longas, considere mudar para um motor de renderização mais rápido, como os ciclos X (se você estiver usando ciclos) ou um motor diferente. Esta é uma medida preventiva, e não um método de cancelamento, mas pode economizar tempo e frustração significativos no futuro. Pode ser necessário ajustar suas configurações adequadamente.
Minimizando a perda de dados: *
Salve com frequência: A melhor maneira de evitar perdas significativas é salvar o arquivo do liquidificador com frequência * antes de * iniciar uma renderização. Isso reduz a quantidade de trabalho que você perderá se algo der errado.
*
renderizar em pedaços menores: Renderize sua animação em seções menores (por exemplo, renderizar os quadros 1-100, depois 101-200 e assim por diante) em vez de tudo de uma só vez. Isso limita a potencial perda de dados a apenas um pequeno pedaço se você precisar interromper.
*
Use um codec sem perdas: Para maior qualidade e para reduzir o risco de perda de dados durante a interrupção, opte por formatos de compressão sem perdas (como o OpenExr) para as sequências de imagem renderizadas. Formatos de perdas, como o JPEG, descartarem as informações que podem resultar em perda de dados se ocorrer uma interrupção no meio do processo.
Em resumo, embora você não possa cancelar perfeitamente uma renderização sem possíveis repercussões, pressionando o ESC ou usando um botão "Cancelar", se disponível, for o método mais seguro. Sempre salve seu trabalho com frequência antes de iniciar uma renderização. Estratégias proativas, como usar motores mais rápidos e renderizar em pedaços, minimizam ainda mais o risco.