1.
Crie um novo projeto . Abra o Gamemaker Studio 2 e clique em “Novo Projeto”. Selecione o modelo “Jogo” e clique em “Criar”.
2.
Importe suas imagens . Na aba “Ativos”, clique em “Importar” e selecione as imagens que deseja utilizar para sua animação. As imagens devem estar no formato PNG ou JPEG.
3.
Crie uma animação . Na aba “Animações”, clique em “Nova Animação” e dê um nome a ela. Em seguida, clique no botão “Adicionar Moldura” e selecione a primeira imagem para sua animação. Repita esta etapa para cada quadro da sua animação.
4.
Defina a velocidade da animação . Na aba "Propriedades" você pode definir a velocidade da animação. A velocidade é medida em quadros por segundo (FPS). Um valor de FPS mais alto fará com que a animação seja reproduzida mais rapidamente.
5.
Aplique a animação a um objeto . Na aba “Objetos”, selecione o objeto ao qual deseja aplicar a animação. Em seguida, na aba “Propriedades”, clique no menu suspenso “Animação” e selecione a animação que deseja aplicar.
6.
Visualizar a animação . Clique no botão “Play” para visualizar a animação. Você também pode usar os botões “Avançar” e “Retroceder” para percorrer os quadros da animação, um de cada vez.
7.
Salve seu projeto . Clique no botão "Salvar" para salvar seu projeto. Você pode então abrir seu projeto mais tarde e continuar trabalhando nele.
Aqui estão algumas dicas adicionais para criar animações no Gamemaker:
- Use uma taxa de quadros consistente para todas as suas animações. Isso ajudará a garantir que suas animações tenham uma aparência suave e polida.
- Use uma variedade de poses para suas animações. Isso ajudará a torná-los mais interessantes e dinâmicos.
- Preste atenção ao tempo das suas animações. A velocidade e o tempo de suas animações podem ter um grande impacto na aparência geral do jogo.