Mover um site WordPress ativo de um servidor remoto para um ambiente de desenvolvimento local (localhost) pode ser uma etapa útil para testar alterações, solucionar problemas e fazer experiências com seu site. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a mover seu site WordPress para localhost:
Etapa 1:Crie um ambiente local - Instale um ambiente de desenvolvimento local como XAMPP, MAMP ou Laragon em seu computador. Este ambiente fornece um servidor localhost e o software necessário para executar o WordPress localmente.
Etapa 2:Exportar banco de dados WordPress - Faça login no cPanel do seu site WordPress ativo ou no painel de hospedagem.
- Navegue até a seção "Bancos de dados".
- Encontre seu banco de dados WordPress e clique em “phpMyAdmin” ou uma ferramenta semelhante de gerenciamento de banco de dados.
- Selecione o nome do banco de dados e clique na aba "Exportar".
- Escolha o método de exportação "Rápido" ou "Personalizado" e clique em "Ir" para iniciar o processo de exportação.
- Salve o arquivo de banco de dados exportado (.sql) em seu computador.
Etapa 3:importar banco de dados para localhost - Faça login no console MySQL ou MariaDB do seu ambiente de desenvolvimento local (por exemplo, phpMyAdmin).
- Crie um novo banco de dados com um nome a ser usado na instalação local do WordPress.
- Selecione o banco de dados recém-criado e clique na aba “Importar”.
- Escolha o arquivo de banco de dados exportado (.sql) do seu computador e clique em “Ir” para iniciar o processo de importação.
Etapa 4:Baixe arquivos WordPress ativos - Use um programa cliente FTP (por exemplo, FileZilla, CyberDuck) ou o gerenciador de arquivos do seu provedor de hospedagem para conectar-se ao seu site WordPress ativo.
- Navegue até o diretório raiz da instalação do WordPress (geralmente public_html).
- Selecione todos os arquivos e pastas do WordPress, excluindo o arquivo wp-config.php.
- Baixe os arquivos e pastas selecionados para o seu computador.
Etapa 5:mover arquivos para localhost - Abra o gerenciador de arquivos do seu ambiente de desenvolvimento local.
- Navegue até o diretório onde deseja instalar o WordPress localmente (geralmente o diretório principal do seu servidor, como htdocs para XAMPP).
- Exclua quaisquer arquivos ou pastas WordPress existentes nesse diretório.
- Copie os arquivos e pastas baixados do WordPress do seu computador e cole-os no diretório local.
Etapa 6:Configurar wp-config.php - Renomeie o arquivo wp-config-sample.php no diretório local do WordPress para wp-config.php.
- Abra wp-config.php em um editor de texto e edite as seguintes configurações:
1.
Nome do banco de dados :substitua o nome do banco de dados pelo nome do banco de dados local que você criou.
2.
Nome de usuário do banco de dados :Use "root" ou o nome de usuário do banco de dados local.
3.
Senha do banco de dados :deixe em branco ou utilize a senha do banco de dados local.
4.
Prefixo da tabela :Mantenha-o como "wp_" ou altere-o se desejar.
Etapa 7:teste o site local - Abra um navegador da web e navegue até "http://localhost/[Seu diretório local do WordPress]" (por exemplo, "http://localhost/wordpress").
- Você deverá ver a tela de configuração do WordPress. Prossiga com a instalação inserindo o título do site, nome de usuário, senha e endereço de e-mail.
- Assim que a instalação for concluída, você estará conectado ao painel local do WordPress.
Lembre-se de atualizar os URLs no banco de dados local do WordPress para corresponder ao seu ambiente localhost. Você pode fazer isso usando um plugin como URLs de atualização do Velvet Blues ou atualizando manualmente o banco de dados usando consultas SQL.
Seguindo essas etapas, você pode mover com sucesso seu site WordPress ativo para um ambiente de desenvolvimento local e ter uma cópia exata do seu site para fins de teste e desenvolvimento.