Disk Operating System da Microsoft, ou DOS, foi o sistema operacional padrão para computadores pessoais através da década de 1980 , após o qual o Windows fez a sua aparição . DOS, eo prompt de comando no Windows , tem uma abordagem baseada em texto de comandos e programas . Um conjunto de opções , chamado switches, siga a maioria dos comandos ; switches têm a forma de uma barra seguido de uma letra . Cada comando tem seu próprio conjunto de switches, e a maioria dos switches são exclusivas para um determinado comando . Ajuda
Cada comando padrão DOS tem um interruptor "ajuda" invocado por uma barra e pergunta seguinte o comando como neste exemplo :
c : \\ dir /Tablet
Quando você usar a opção de ajuda após o comando , e pressione a tecla "Enter" , o computador exibe uma breve descrição do comando , juntamente com seus parâmetros opcionais e que eles fazem. A opção faz com que o comando para abrir mão de função habitual do comando, por isso esta é uma maneira fácil e segura para aprender a utilizar os comandos do DOS , sem medo de alterar ou excluir arquivos .
Silencioso Modo
os comandos , " rmdir " e " del ", têm um interruptor chamado " tranquila " invocado com uma barra e a letra " q ". Sem essa opção , os comandos irá pedir-lhe para cada arquivo ou diretório, para evitar indesejada exclusão do arquivo quando você usar curingas. Por exemplo, o seguinte comando del simplesmente apaga o arquivo teste.txt :
c: \\ del teste.txt
O próximo comando , no entanto, pode apagar muitos arquivos que terminam em " txt . : "
c: . \\ del * txt
irá pedir-lhe para cada arquivo que encontra. O próximo comando não emitirá qualquer prompts: .
C \\ del * txt /q
Os comandos " copy ", "movimento " e " xcopy " suprimir pede com o "/y" mudar . A parte "y" do interruptor significa um " sim" como resposta automática para as instruções.
Dir
O comando do diretório "dir ", ou arquivo é um dos mais vulgarmente usados em DOS . Ele lista os nomes dos arquivos no diretório atual , juntamente com as datas de criação e outros atributos importantes. A opção "/p" pausas longas listagens em cada tela , dando-lhe a oportunidade de ler as informações do arquivo antes de ele rola por . Para ver os arquivos ordenados por nome , em ordem alfabética , use a opção "/on " com dir . Os " /od " tipos de switch por data , o mais antigo em primeiro lugar, e " /os " lista os arquivos ordenados por tamanho, menor primeiro. Os interruptores atributos também usar um par de letras , começando com um "a ". , Por exemplo, os seguintes comando lista todos os arquivos ocultos no diretório atual :
c: \\ dir /ah
o comando dir tem várias outras opções, a maioria dos quais afetam a formatação das listas de arquivos. Por exemplo, a opção "/b" dá um formato de " nua" , listando os nomes de arquivos sem cabeçalho ou resumo.
Fc
O arquivo DOS compara a utilidade, "fc ", tem várias opções que o tornam mais útil. A opção "/b" coloca o utilitário em um binário modo de comparação, para que ele possa comparar qualquer dois arquivos byte por byte . O Fc um ASCII comparar para arquivos de texto com a opção "/l". A opção "/c" diz fc para ignorar as diferenças de caso ao comparar arquivos de texto , de modo que este trata versões superiores e minúsculas do texto para o mesmo. O " /w" switch, também usado com arquivos de texto , ignora as diferenças de espaço em branco , como espaços e tabulações .