Aqui estão alguns hacks de prompt de comando úteis e interessantes para o Windows XP:
1. Execute um prompt de comando elevado :
Clique com o botão direito no atalho do prompt de comando e selecione “Executar como administrador”. Isso permitirá que você execute tarefas que exigem privilégios elevados.
2. Renomeação em lote :
Use o comando “renomear” para alterar os nomes dos arquivos em massa. Por exemplo, "renomear *.txt *.bat" renomeará todos os arquivos com extensão .txt para .bat.
3. Encontre arquivos ocultos :
Digite o comando “dir /a:h” para listar todos os arquivos ocultos no diretório atual.
4. Pesquise um texto específico em vários arquivos :
Use o comando “findstr” para pesquisar palavras ou frases específicas nos arquivos. Por exemplo, "findstr "Hello World" *.txt" encontrará a string "Hello World" em todos os arquivos de texto na pasta atual.
5. Copiar arquivos pela rede :
Use o comando “xcopy” para copiar arquivos em uma rede. Por exemplo, "xcopy C:\files\* \\server\share\ /e" copia todos os arquivos e pastas do diretório C:\files para a pasta \\server\share\, preservando a estrutura de pastas original.
6. Obtenha informações detalhadas do disco :
Digite o comando “dfrgui.exe” para iniciar o Desfragmentador de Disco e clique no botão “Analisar”. Isso fornecerá informações detalhadas sobre a fragmentação do disco.
7. Desfragmentar um disco específico :
Use o comando “defrag C:” (ou qualquer letra de unidade) para desfragmentar uma unidade específica.
8. Criptografar uma pasta :
Digite “cipher /e” seguido do caminho da pasta que deseja criptografar. Isso criptografará o conteúdo da pasta e suas subpastas.
9. Recuperar arquivos excluídos :
Experimente o comando “recuperar”, que pode tentar recuperar arquivos excluídos. Use-o com o caminho e as opções de arquivo apropriados, como especificar um padrão de arquivo.
10. Desative o modo protegido aprimorado do Internet Explorer :
Digite “iexplorer -extoff” no prompt de comando e pressione Enter. O Modo Protegido Avançado ajuda a prevenir malware, mas às vezes pode causar problemas de compatibilidade.
Lembre-se de experimentar com cautela e executar essas tarefas com as permissões apropriadas e compreensão dos comandos. Faça backup de todos os dados importantes antes de tentar modificações significativas em seu sistema.