O shell script Unix é uma maneira poderosa de automatizar tarefas e gerenciar arquivos e processos. Shell scripts são arquivos de texto que contêm uma série de comandos executados pelo shell, uma linha por vez.
Aqui estão alguns dos comandos de script de shell Unix mais comumente usados:
eco O comando echo é usado para exibir mensagens na saída padrão. Por exemplo, o comando a seguir exibiria a mensagem "Olá, mundo!" na tela:
```
echo "Olá, mundo!"
```
cd O comando cd é usado para alterar o diretório de trabalho atual. Por exemplo, o comando a seguir mudaria o diretório de trabalho atual para o diretório "/home/user/Documents":
```
cd /home/usuário/Documentos
```
ls O comando ls é usado para listar os arquivos e diretórios no diretório de trabalho atual. Por exemplo, o comando a seguir listaria todos os arquivos e diretórios no diretório de trabalho atual:
```
eu
```
cp O comando cp é usado para copiar arquivos e diretórios. Por exemplo, o comando a seguir copiaria o arquivo “file1.txt” para o arquivo “file2.txt”:
```
cp arquivo1.txt arquivo2.txt
```
mv O comando mv é usado para mover arquivos e diretórios. Por exemplo, o comando a seguir moveria o arquivo "file1.txt" para o diretório "/home/user/Documents":
```
mv arquivo1.txt /home/usuário/Documentos
```
rm O comando rm é usado para excluir arquivos e diretórios. Por exemplo, o comando a seguir excluiria o arquivo “file1.txt”:
```
arquivo rm1.txt
```
mkdir O comando mkdir é usado para criar diretórios. Por exemplo, o comando a seguir criaria o diretório "/home/user/Documents":
```
mkdir /home/usuário/Documentos
```
rmdir O comando rmdir é usado para excluir diretórios. Por exemplo, o comando a seguir excluiria o diretório "/home/user/Documents":
```
rmdir /home/usuário/Documentos
```
toque O comando touch é usado para criar arquivos vazios. Por exemplo, o comando a seguir criaria um arquivo vazio chamado “file1.txt”:
```
toque em arquivo1.txt
```
gato O comando cat é usado para concatenar arquivos e exibir o conteúdo desses arquivos na saída padrão. Por exemplo, o comando a seguir exibiria o conteúdo do arquivo “file1.txt” na tela:
```
arquivo gato1.txt
```
mais O comando more é usado para exibir o conteúdo de um arquivo, uma página por vez. Por exemplo, o comando a seguir exibiria o conteúdo do arquivo "file1.txt" uma página por vez:
```
mais arquivo1.txt
```
menos O comando menos é semelhante ao comando mais, mas permite rolar o arquivo com mais facilidade. Por exemplo, o comando a seguir exibiria o conteúdo do arquivo “file1.txt” em menos:
```
menos arquivo1.txt
```
grep O comando grep é usado para procurar um padrão específico em um arquivo. Por exemplo, o comando a seguir procuraria a palavra “teste” no arquivo “file1.txt”:
```
grep "teste" arquivo1.txt
```
sed O comando sed é usado para editar arquivos executando uma série de comandos neles. Por exemplo, o comando a seguir substituiria todas as ocorrências da palavra “teste” pela palavra “olá” no arquivo “arquivo1.txt”:
```
sed 's/test/hello/g' arquivo1.txt
```
incrível O comando awk é usado para executar tarefas de processamento de texto em arquivos. Por exemplo, o comando a seguir imprimiria a primeira coluna do arquivo “file1.txt”:
```
awk '{print $1}' arquivo1.txt
```
Estes são apenas alguns dos muitos comandos disponíveis para uso em scripts de shell Unix. Para obter mais informações sobre scripts de shell Unix, consulte a documentação do seu shell específico.