Comandos Gerais *
QUEBRA :Interrompe a execução do programa.
*
LIGUE :Chame uma sub-rotina.
*
CADEIA :Encadeie para outro programa.
*
CLS :limpe a tela.
*
COR :defina as cores do texto e do plano de fundo.
*
DADOS :Declare constantes de dados.
*
DEF :Defina uma função definida pelo usuário.
*
DIM :Declare dimensões para matrizes.
*
FIM :Finalize o programa.
*
PARA :inicia um loop FOR.
*
GOSUB :Ir para uma sub-rotina.
*
VÁ PARA :Salta para um número de linha.
*
SE :execute uma ramificação condicional.
*
ENTRADA :Insira dados do teclado.
*
DEIXE :atribua um valor a uma variável.
*
PRÓXIMO :Continue um loop FOR.
*
ATIVADO :Selecione uma das várias instruções para executar.
*
IMPRIMIR :Imprime dados na tela.
*
LER :lê dados de uma instrução de dados.
*
REM :Adicione um comentário ao programa.
*
RETORNO :Retorno de uma sub-rotina.
*
PARAR :Interrompe a execução do programa.
*
SUB :Declare uma sub-rotina.
*
ENTÃO :Usado com instruções IF.
*
PARA :Usado com loops FOR.
*
ENQUANTO :inicia um loop WHILE.
*
WEND :Finaliza um loop WHILE.
Comandos gráficos *
LINHA :desenhe uma linha entre dois pontos.
*
PCLEAR :Limpe a tela gráfica.
*
PCOLOR :Defina a cor dos gráficos.
*
PFONT :Defina a fonte gráfica.
*
MODOPM :Defina o modo gráfico.
*
PSET :Defina um pixel na tela gráfica.
*
PRÉ-DEFINIDO :redefine um pixel na tela gráfica.
*
PDEF :Defina uma forma gráfica.
*
PFFILL :preencha uma forma gráfica com cor.
*
PALETA :Defina as cores usadas para gráficos.
Comandos de som *
BIP :reproduz um som.
*
SEM SOM :Desligue o som.
*
JOGAR :reproduz uma sequência musical.
*
SOM :ligue o som.
Comandos de arquivo *
FECHAR :feche um arquivo.
*
APAGAR :Exclua um arquivo.
*
Campo :Defina um campo em um arquivo de dados.
*
OBTER :Obtenha dados de um arquivo de dados.
*
MATAR :Exclua um arquivo.
*
ENTRADA DE LINHA :Leia uma linha de texto de um arquivo.
*
ABRIR :Abra um arquivo.
*
COLOQUE :Grave dados em um arquivo de dados.
Comandos diversos *
RANDOMIZAR :Inicialize o gerador de números aleatórios.
*
DORMIR :pausa a execução do programa por um período de tempo especificado.
*
TEMPORIZADOR :Inicie um cronômetro.
*
ESPERE :Aguarde que uma tecla seja pressionada.