O Diretório: O Diretório foi o órgão governante da França de novembro de 1795 a novembro de 1799. Foi estabelecido após a derrubada do governo jacobino radical do Reinado do Terror e tinha como objetivo fornecer uma forma de governo mais estável e moderada.
O Diretório era composto por cinco diretores, eleitos pelo Conselho dos Quinhentos, uma das duas câmaras da legislatura francesa. Os diretores detinham o poder executivo e eram responsáveis pela nomeação de ministros e outros funcionários do governo.
O Diretório enfrentou muitos desafios durante os seus quatro anos de existência, incluindo problemas económicos, instabilidade política e ameaças militares de potências estrangeiras. Apesar destes desafios, o Diretório conseguiu alguns sucessos, incluindo a derrota da rebelião monarquista da Vendéia e a assinatura do Tratado de Campo Formio com a Áustria.
No entanto, o Diretório acabou por ser incapaz de superar os seus problemas e foi derrubado por Napoleão Bonaparte num golpe de estado em 9 de novembro de 1799.