Em busca de uma ocorrência de um padrão específico de caracteres dentro de um arquivo ou entrada padrão é uma tarefa comum para os usuários Unix. O comando " grep" lida com essa tarefa. A pesquisa corresponde a um determinado padrão e imprime os resultados para a saída padrão ( tela). O comando recebe o primeiro argumento como o padrão de pesquisa , eo resto dos argumentos como nomes de arquivos. Uso Básico
O comando grep pode levar uma simples string ou uma expressão regular como o seu padrão e irá procurar através de um ou mais arquivos . Por exemplo, " grep Gordon employee.lst " irá procurar o padrão " Gordon " no " employee.lst " arquivo . Para procurar por mais cadeias de texto , coloque o padrão dentro de citações, de casal ou de solteiro. Você pode usar aspas simples , desde que o padrão não contém aspas simples (como o nome de O'Neal ) . Por exemplo, " grep employee.lst ' James Miller ' " irá retornar todas as ocorrências de " James Miller " . No entanto, " grep employee.lst 'Sam O'Malley " falhará. Em vez disso, você vai usar a sintaxe " grep" Sam O'Malley " employee.lst " .
Você também pode usar expressões regulares , a fim de coincidir com um grupo de padrões similares . As expressões regulares usa classes de personagens entre colchetes ( []) e metacaracteres para especificar mais de um padrão dentro de uma única seqüência. A lista completa de metacaracteres usados por grep pode ser encontrada na página de manual do grep (consulte Recursos abaixo). Um exemplo de uma pesquisa usando metacaracteres seria: " grep" wilco [ cx ] k * s * " employee.lst " . Esta pesquisa diz pesquisa para a string " Wilco " e ou "c" ou "x" ; as letras "k" e "s" pode ou não ocorrer. O comando irá retornar todas as instâncias de " Wilcox " e " Wilcocks ".
Opções de comando
O comando grep também tem um conjunto de opções que afetam a saída do comando . A lista completa pode ser encontrada na página de manual , mas há alguns mais comuns .
A opção " -c" exibe uma contagem do número de ocorrências do padrão .
A " -n" opção exibe o número da linha , bem como as linhas contendo o padrão .
a opção "- v" mostra a linha ou linhas não correspondem ao padrão.
o " -i " opção ignora o caso do padrão .
Usando grep com outros comandos
Há momentos em que você deseja executar um comando e procurar um padrão na saída do comando . Neste exemplo, você irá combinar os dois comandos com o pipe (