O comando tipo UNIX é usado para classificar os arquivos de texto ASCII. Ele pode ser usado para classificar os arquivos de qualquer tamanho. O comando pode ser usado até mesmo para classificar mais de um arquivo e colocar a saída em um único arquivo. Os dados podem ser classificados em ordem alfabética ou numérica em qualquer campo no arquivo . Uso
O comando sort tem a sintaxe "sort [opções ] arquivo (s) . " Sem opções, o comando sort usa toda a linha como a chave de classificação padrão , ordena o arquivo em ordem alfabética e em ordem crescente, e imprime a saída para a tela . As linhas dentro do arquivo não precisa ser do mesmo tamanho . Os campos dentro do arquivo são separados por um espaço , por padrão.
Você pode usar as opções de comando para alterar o comportamento padrão do comando sort . Para enviar a saída para um arquivo em vez da tela , você pode usar a opção "- o". A sintaxe seria " tipo - . O input output"
Se você tem um arquivo que contém dados numéricos , você deve usar o " -n" opção para dizer ao comando para ordenar numericamente. A sintaxe seria " tipo -n nome do arquivo. " Claro, você pode adicionar a opção "-o" para a saída dos resultados para um arquivo de saída. A sintaxe seria, então, "input output sort- n- o. "
Se você prefere classificar o arquivo em ordem decrescente (ZA ) em vez de ordem crescente ( AZ) , você deve usar o "-r " opção. O "r " significa inversa neste caso. A sintaxe seria "nome do arquivo sort- r ".
Ordenar assume que os campos são separados por espaços em branco , o que significa que cada palavra em uma linha é contado como um campo. No entanto, você pode ter um valores separados (CSV) vírgula, ou os campos podem ser separados por um outro personagem , como um dos dois pontos. Se este for o caso, use a opção " -t" para designar o separador de campo . A sintaxe para um arquivo CSV seria " sort- t, nome do arquivo. "
Ordenar assume que você quiser usar toda a linha como a chave de ordenação . Se você só quiser classificar em um campo específico, você deve adicionar a opção " + m ", onde "m" é o número de um campo de menos. Por exemplo, se você tivesse um arquivo CSV que contém o primeiro nome do campo, sobrenome e endereço, e você queria classificar o último nome , a sintaxe seria " sort- t, um nome de arquivo. " O " +1 ", diz a classificar no segundo campo. A razão para a estranha numeração é devido ao facto de comandos Unix geralmente começar a contar em " 0 ", não " 1 . " O comando , então, classificar o último nome e utilizar o campo de endereço , como uma opção de classificação secundária.
Se você só queria classificar no segundo campo do exemplo acima, você teria que dizer ao comando sort para parar triagem no terceiro campo . Para que você use a opção " -m ", onde " m" é o número de um campo de menos. Para único tipo no último campo do nome , no exemplo acima , você poderia usar a sintaxe " sort- t, +1 -2 nome do arquivo. "
Outras opções comumente usadas incluem o " -u " e " d "opções . A opção "- u" indica ao comando para imprimir apenas os valores exclusivos , após triagem . Se houver múltiplos de uma única linha , apenas uma instância do valor será impressa. A opção " -d ", diz a realizar uma espécie de dicionário do arquivo, o que significa que apenas espaços em branco , dígitos e caracteres alfabéticos são usados na comparação.
Ordenar também pode ser usado para mesclar e classificar dois arquivos em um arquivo de saída única . Se mais de um nome de arquivo é fornecido como um arquivo de entrada , o comando irá combinar os dois arquivos e classificar os resultados. Quando utilizado com a opção "-o" , o resultado será um único arquivo contendo os valores ordenados de ambos os arquivos . A sintaxe seria " tipo -o de saída input1 input2 ". Outras opções para o comando sort pode ser encontrada na página principal tipo ( ver "Recursos adicionais ", abaixo. )