O usuário root em um sistema Linux , como o Ubuntu tem o controle total sobre tudo no computador . Como tal , deixando o estado raiz habilitado pode ser perigoso , pois a conta root é geralmente a primeira conta que os atacantes tentam invadir a fim de ganhar o controle do computador. Até mesmo usuários autorizados usando a conta root pode cometer um erro simples que pode destruir o sistema , com o estatuto de raiz substituindo as permissões que normalmente impedem que isso ocorra . Portanto, você pode querer desativar a conta root e administrar o servidor como um usuário padrão usando o comando " sudo" . Instruções 
 1 
 Entrar para o seu servidor Ubuntu remota usando SSH, ou clique em "Aplicativos ", "Acessórios " e depois em " Terminal " se você está situado em frente ao computador . Efetue login como um usuário diferente de root, como você vai ser desativar a conta root. 
 2 
 Digite "root passwd -dl sudo " no prompt de terminal para desativar a conta root. O comando "sudo " executa o comando " passwd" com permissões de root, e pede a senha antes de executar . Use a senha para o usuário conectado no momento, não a conta root. A conta root agora está desativado , eo sistema nega as tentativas de acesso futuras. 
 3 
 Use o comando "sudo " para executar comandos que requerem permissões de root . Este comando lhe dá permissões de root temporário em um ambiente estritamente controlado. Ele garante que apenas os comandos essenciais são executados com permissões de root , ao invés de todos os comandos como aconteceria se você estiver conectado como o usuário root. 
 4 Tipo 
 "exit" para fechar a janela de terminal e acabar com a sessão.