Ao copiar arquivos no sistema operacional Ubuntu Linux usando o método gráfico ou o comando " cp" , você pode obter uma " permissão negada " erro. Isso acontece por duas razões : ou você não tem permissão para mover o arquivo real ou você não tem permissão para gravar no diretório que você está copiando o arquivo em . Cada arquivo ou diretório tem permissões separadas estabelecidas para o proprietário do arquivo ou diretório , o grupo do arquivo ou diretório pertence e todos os outros usuários (o mundo) . Permissões de Arquivos
Cada arquivo e diretório no sistema de arquivos do Ubuntu Linux tem um conjunto específico de permissões que determinam o usuário ou usuários que permitiram a copiá-lo. Alguns arquivos e diretórios podem ser copiados por qualquer usuário, outros só podem ser copiados pelo usuário que os criou , e ainda outros só podem ser copiados pelo usuário root . No sistema operacional Linux , o usuário root tem uma conta especial que é permitido o acesso completo ao sistema. Todos os outros usuários são limitados em quais as mudanças que pode fazer para o sistema.
Você pode ver o proprietário do arquivo ou diretório e as permissões para cada tipo de usuário , digitando " ls- l" em um prompt de comando. Este comando irá listar o conteúdo do diretório que você está atualmente trabalhando dentro Para visualizar as permissões de todos os arquivos e diretórios no sistema de arquivos , digite " ls- l /" no prompt de comando .
< Br >
Ubuntu usuário Root
O sistema operacional Ubuntu Linux tem um usuário root , assim como todas as outras distribuições Linux e Unix. O usuário root Ubuntu não tem uma senha associada à conta. Em vez disso, pelo menos um dos usuários regulares tenha privilégios administrativos. Estes privilégios permitem que o usuário substituir as permissões de arquivos , se necessário. Por exemplo , o administrador pode
o comando sudo
O comando "sudo "
copiar ou fazer alterações em arquivos e diretórios de propriedade do usuário root. é usado para executar um comando como outro usuário. Os usuários do Ubuntu usar o comando "sudo " para atuar como o usuário root. Isso permite ao usuário acessar os diretórios que são normalmente restritas. Ele também dá ao usuário a capacidade de executar comandos que só podem ser executados pelo usuário root.
Se você receber uma " permissão negada " erro ao copiar um arquivo para um diretório , digite o comando sudo em frente do comando . A sintaxe é
sudo cp nome dir_name /
O Comando chown
Se alguém que não seja o usuário root é dono do diretório, você pode mudar o propriedade usando o comando " chown " . Você também pode alterar a propriedade de arquivos e diretórios de propriedade de raiz, mas isso não é recomendado pelos desenvolvedores do Linux. Esses arquivos e diretórios contêm informações de configuração do sistema e outros arquivos não pretende ser acessada ou editado por usuários normais. Além disso, o sistema operacional espera que determinados arquivos e diretórios ser de propriedade de raiz. Se as mudanças de propriedade , o sistema pode não funcionar corretamente.
A sintaxe do comando " chown " é
chown user_name dir_name /Tablet
onde o " username " é o nome de usuário da pessoa que você quer dar posse ao e " dir_name " é o nome do diretório ou arquivo que você deseja alterar a propriedade para . Um usuário comum pode alterar a propriedade de um arquivo ou diretório que ele possui. Se você quiser alterar a propriedade de um arquivo que você não possui , digite " sudo" antes do comando .