A variável de ambiente JAVA_HOME fornece o caminho para o arquivo executável Java para outros processos do sistema. Quando você instalar o Java no sistema operacional CentOS, esta variável não é definida automaticamente. O arquivo " bash_profile " contém todas as variáveis de ambiente definidas pelo usuário. Existe um ficheiro " Bash_profile " para todo o sistema , bem como um ficheiro " Bash_profile " separado para cada utilizador . Colocando as variáveis de ambiente nesse arquivo garante que eles são definidos a cada vez que entrar no sistema . Instruções 
 1 
 Clique no ícone "Terminal" no painel de área de trabalho para abrir uma janela de terminal e acessar o prompt de comando . 
 2 
 Digite o comando " que java" para encontrar o caminho para o arquivo executável Java 
 3 
 Digite o comando " su - " . . se tornar o usuário root 
 4 
 Digite o comando " vi /root /.bash_profile "para abrir o sistema " bash_profile " no editor de texto Vi. Você pode substituir "vi" com seu editor de texto preferido. 
 5 
 tipo " export JAVA_HOME = /usr /local /java /" na parte inferior do arquivo. Substitua o " /usr /local /java" com a localização encontrada na etapa dois. 
 6 
 Salve e feche o arquivo " bash_profile " . 
 7 
 Digite o comando " exit "para fechar a sessão de root. 
 8 
 sair do sistema e log de volta pol 
 9 
 Digite o comando" echo $ JAVA_HOME " para garantir que o caminho foi definido corretamente.