Apesar de SFTP é um protocolo seguro , você pode ter problemas de escrever para um computador ou servidor Ubuntu com ele. Ubuntu , como outras distribuições de Linux, usa um sistema de permissão de arquivo para determinar quem tem acesso aos arquivos e qual o nível de acesso que eles têm. Se você não pode escrever para o Ubuntu , você pode corrigir isso alterando as permissões do arquivo . Por Permissions uso arquivo ?
O sistema de permissões de arquivo é a base da segurança em computadores e servidores Linux. Se uma pessoa ou um programa tenta acessar um arquivo sem ter a permissão adequada , o computador irá negar acesso. Novos usuários podem achar que é frustrante que não podem acessar determinados arquivos em seus computadores . No entanto, o sistema impede que ataques maliciosos em arquivos importantes do sistema e impede que os usuários façam acidentalmente erros que poderiam quebrar o sistema operacional Ubuntu. Por exemplo, programas Linux depende de bibliotecas a serem executados. As bibliotecas são um conjunto de scripts comuns para interagir com o sistema operacional. Se você tentar abrir uma biblioteca de interface gráfica do usuário do Ubuntu , você não pode por causa do sistema de permissões de arquivo. Isso evita que os usuários abram uma biblioteca no editor de texto e fazer alterações desnecessárias .
Arquivo propriedade
Cada arquivo e pasta no Ubuntu é de propriedade de um usuário específico. Normalmente, só o dono tem acesso para gravar em um arquivo ou pasta por padrão. Mesmo que você seja o usuário só nomeado em seu sistema Ubuntu, você não possui arquivos de sistema importantes. Em vez disso, um usuário chamado "root" é o proprietário. Se você ligar para o Ubuntu com SFTP como um usuário normal , você não será capaz de gravar arquivos que você não possui . Você precisa de acesso root. Por padrão, a senha para o usuário root está escondido na memória como uma série de hashes aleatórios. Você pode mudá-lo e fazer login no Ubuntu como root. No entanto, isso não é a prática mais segura. Em vez disso, quando conectado como um usuário normal , use o comando "sudo " no terminal Ubuntu para dizer ao computador para executar um comando como usuário root . Depois de digitar sua senha de usuário , o computador irá conceder-lhe acesso root para apenas o tempo suficiente para executar o comando . Por exemplo, para abrir uma biblioteca , digite " sudo gedit nome do arquivo. "
Como o computador vê as permissões de um arquivo
O sistema operacional Ubuntu lê configurações de permissão de um arquivo como uma série de variáveis triplet. As variáveis são ou "r" para leitura, "w" para gravar ou "x" para executar. Um usuário com permissões de " rwx " pode ler, escrever e executar o arquivo . Um usuário com permissões de " rw- ", pode ler e gravar o arquivo, mas não executá-lo. Permissions vêm em grupos de três , como " - rwxrw -r - " . O primeiro "-" significa que o arquivo é um arquivo normal. Pastas ou diretórios são representados por um "d ". O primeiro grupo de três variáveis define as permissões do dono do arquivo . O segundo grupo define as permissões do grupo do proprietário. O terceiro grupo define as permissões de todos os outros.
Alterando as permissões de arquivo
Você pode alterar as permissões de arquivos , aprendendo os números usados para representar diferentes níveis de permissão. "0" representa nenhum acesso . "4" representa o acesso somente leitura. "5" representa ler e executar o acesso . "6" representa acesso de leitura e escrita. "7" representa o acesso completo. Abra o terminal Ubuntu ou se conectar ao seu computador com SSH, não SFTP . Digite " sudo chmod 760 filename" para alterar as permissões de arquivos , de modo que o grupo do proprietário , que inclui você , tem acesso de leitura e escrita. O usuário root terá acesso total e todos os outros não terão acesso . Para alterar todo um diretório , digite " sudo chmod 760- R /caminho /para /diretório. " Cada arquivo no diretório terá as configurações de permissão . Você pode alterar os números usados como necessário para representar as permissões necessárias. Depois de ter concedido usuários não-root permissão para ler para o diretório do Ubuntu você quiser, você pode usar o SFTP para escrever para ele.