AppleTalk é uma rede extinta e protocolo de comunicação desenvolvido pela Apple Computer Inc. Desde a introdução do AppleTalk em 1984 para a sua mudança para a condição de sem suporte , em 2009 , forneceu um método barato e de fácil utilização de computadores de rede , servidores de arquivos e periféricos tais como impressoras PostScript. No Mac OS X 10.6, Bonjour , uma aplicação auto -configuração do protocolo TCP /IP , substituiu esta tecnologia. Basics
Uma rede AppleTalk pode suportar até 32 nós e um comprimento máximo do cabo de 1.000 pés. Neste caso , um nó inclui computadores , roteadores e os periféricos conectados à rede. Por padrão , as redes AppleTalk conectados por built-in RS- 422 portas seriais. Com o lançamento do Mac OS X 10.0 , o protocolo de transferência de arquivos AppleTalk ficou conhecido como Apple Filing Protocol ( AFP) e tornou-se cada vez mais dependentes de protocolos TCP /IP .
Conexões
Computadores e periféricos conectados via RS-422 pode ser facilmente interligado , desde que não ultrapasse o nó ou cabo de comprimento máximos. Alternativamente, redes AppleTalk poderia ser criado via cabeamento padrão telefone , Ethernet e Token Ring . Redes AppleTalk que operam via cabeamento de telefone teve que usar um produto chamado PhoneNet , desenvolvido pela Netopia , e operado de forma quase idêntica a uma rede AppleTalk RS-422 . Redes Ethernet e Token Ring se tornou possível com a introdução de controladores de porta separados --- EtherTalk e TokenTalk , respectivamente.
Use
Nos computadores Macintosh rodando sistemas anteriores ao Mac OS X 10.0 , o Chooser serviu como a principal ferramenta para a criação e gestão de redes AppleTalk . Uma vez conectado, servidores de arquivos e impressoras montado no desktop do usuário. Após a mudança para o Mac OS X 10.0, servidores de arquivos AFP tornou-se acessível através da janela de Rede e Conectar ao comando Server, que oferece acesso integrado a AFP , FTP, TCP /IP, e servidores SMB através do Finder.
< Br >
Interoperabilidade
Desde a sua criação , AppleTalk tem sido capaz de criar redes que funcionam com outros sistemas operacionais , incluindo DOS, Microsoft Windows e UNIX . Microsoft oficialmente suportado AppleTalk em Windows 2000 Professional, Windows NT e Windows 2003. Para o máximo de interoperabilidade com o Windows , o software de terceiros, tais como ExtremeZ - IP da GroupLogic ( www.grouplogic.com/products/extremeZ-IP/) é uma boa escolha. Computadores Unix e Linux comunicar com redes AppleTalk através de um pacote de código aberto chamado Netatalk ( netatalk.sourceforge.net /) .
Considerações
Soluções alternativas existem para Mac OS X 10.6 usuários que ainda necessitam de impressoras AppleTalk , como alguns modelos LaserWriter. Protocolo baseado em IP é uma oferta comum entre as impressoras de rede , por isso é o melhor lugar para começar. Visite o site do fabricante da impressora do particular para obter detalhes sobre a configuração da máquina para protocolo IP . Se a impressora oferece apenas AppleTalk, ele deve estar conectado a um servidor de impressão AppleTalk ( uma máquina com o Windows ou Mac OS X 10.5 ou anterior).