O superusuário em sistemas operacionais baseados em UNIX é uma conta de usuário capaz de qualquer coisa. O superusuário , normalmente chamado de "raiz ", pode modificar, mover ou excluir qualquer e todos os arquivos, e tem os direitos de acesso a todos os programas e recursos. Com grande poder, no entanto, como o Homem-Aranha de Stan Lee famosamente declarou , deve também vir grande responsabilidade. É fácil para a conta root para danificar ou destruir o sistema, mesmo por acidente. Felizmente , os usuários comuns podem aproveitar o poder da super-usuário em doses seguras por meio de um comando especializado conhecido como "sudo ". Instruções
1
Verifique se o sudo está instalado em seu sistema. Abra um terminal shell, digite "man sudo" e pressione enter. Se sudo está instalado , isto irá mostrar o manual do programa. Se você receber uma mensagem de erro , faça o download sudo (consulte Recursos para link) e siga as instruções incluídas para compilar e instalar.
2 Tipo
"sudo " em um terminal shell , pressione a barra de espaço e digite o comando que você deseja executar como root. Pressione a tecla Enter e insira sua senha . O comando será executado como se o superusuário foram executá-lo , ignorando todas as restrições de direitos para começar o trabalho feito.
3
Use um comando de front-end sudo gráfica , se você deseja executar uma gráfica programa como root. Substitua o " sudo " com o " sudo " se você estiver usando o GNOME, ou " kdesudo " se você usa KDE, na sua linha de comando.