Muitas distribuições Linux estão se desenvolvendo ativamente para serem sistemas operacionais de desktop viáveis, mas alguns se destacam mais do que outros em seus esforços dedicados e apoio da comunidade:
TIER TOP (FONTE FOINT FONTO): *
Linux Mint: Consistentemente, é altamente em popularidade e tem como alvo especificamente uma experiência fácil de usar para aqueles que fazem a transição do Windows. Ele enfatiza a facilidade de uso e a compatibilidade com os aplicativos do Windows.
*
Ubuntu: Enquanto uma plataforma mais ampla, o Ubuntu's Desktop Edition (GNOME) recebe recursos de desenvolvimento significativos e é a base para muitas outras distribuições. Sua popularidade e suporte de software amplo o tornam um forte candidato.
*
zorin os: Projetado com uma experiência estética e do usuário muito semelhante ao Windows, visando uma transição suave para os usuários do Windows. Oferece uma variedade de ambientes de desktop para escolher.
*
pop! _os: Desenvolvido pelo System76, um fabricante de hardware, Pop! _OS é adaptado para uma experiência moderna e elegante, particularmente atraente para desenvolvedores e jogadores. Possui excelente suporte de hardware e integração pronta para uso com seu hardware.
intermediário (presença significativa na área de trabalho, mas talvez com um foco mais estreito): *
néon kde: Baseado no Ubuntu, mas se concentra em mostrar o mais recente ambiente de desktop de plasma KDE. É uma boa escolha para quem aprecia a personalização e os recursos da KDE.
*
Fedora Workstation: Destinado a desenvolvedores e usuários de energia, ele prioriza os mais recentes pacotes e tecnologias de software. Embora tecnicamente um lançamento de rolamento, ele se concentra na estabilidade adequada ao uso diário.
*
OS elementar: Concentra-se em um design bonito e minimalista e em uma experiência fácil de usar. Tem seu próprio ambiente de desktop distinto.
Outras distribuições notáveis (com recursos de desktop, mas talvez menos foco direto): Muitas outras distribuições oferecem ambientes de desktop, mas seu foco principal pode estar em servidores, sistemas incorporados ou outros nichos especializados. No entanto, eles continuam sendo opções viáveis para o uso de desktop para usuários que se sentem confortáveis com uma curva de aprendizado potencialmente mais acentuada ou uma experiência de usuário menos polida. Exemplos incluem OpenSuse, Arch Linux e Manjaro.
É importante observar que "viável" é subjetivo. O que constitui um sistema operacional de desktop viável depende das necessidades e preferências individuais do usuário. Alguns usuários podem priorizar a estabilidade e a facilidade de uso, enquanto outros podem favorecer recursos de borda sangrando e opções de personalização. As distribuições listadas acima atendem a uma variedade de preferências no ecossistema de desktop Linux.