Além de ser um sistema operacional livre e estável , o Linux é leve o suficiente para rodar em computadores que pararia no Windows. Os computadores que têm problemas com qualquer coisa maior do que o XP ainda pode executar a maioria dos sistemas de código aberto gráficos pesados , e alguns desenvolvedores Linux especializar-se em versões que podem ser executados em equipamentos de uma década de idade . Mas enquanto todas as distribuições Linux têm seus próprios requisitos mínimos embutidos, você pode ser capaz de ajustar sua própria instalação para acelerar as coisas ainda mais. Equipamento essencial
Um computador Pentium -grade com disco rígido e drive óptico - como um CD-ROM - é necessário para executar o Linux , a unidade óptica é usada para aceitar o disco de instalação. Embora o Linux pode funcionar sem ele, uma conexão com a Internet é necessária para instalar as atualizações e buscar ajuda quando necessário . Durante a instalação , criando uma partição swap no disco rígido é necessário, pois isso serve como um espaço de armazenamento temporário para os programas e arquivos abertos , com efeito a criação de RAM extra. Ao instalar o Linux em seu disco rígido , você será solicitado a deixar de lado uma partição swap , no mínimo, igual ao tamanho de memória de acesso aleatório do computador , o espaço de troca serve como memória RAM adicional é recomendado. O computador então freqüentemente transfere dados entre sua memória interna e seu espaço de swap, é a partição swap serve como RAM extra.
Heavyweight Linux
Ubuntu, provavelmente o mais popular distribuição Linux, também requer mais memória do que a maioria das outras versões do Linux . A instalação completa , executando a interface gráfica Gnome, precisa de pelo menos 256 megabytes de memória RAM em um processador de 700 MHz , ea instalação requer pelo menos 3 GB de espaço em disco. Mas as versões mais leves, como Xubuntu - que utiliza o Xfce como ambiente gráfico - pode ser executado em computadores com um processador de 500 MHz e 192 MB de RAM. Uma instalação Xubuntu precisa de pelo menos 1,5 GB de espaço em disco.
Middleweight Linux
Vector Linux, um peso médio derivado do Slackware Linux, precisa de pelo menos um Pentium III para operar confortavelmente , com 128 MB de RAM. Uma instalação completa leva 4,8 GB de espaço em disco , mas você ainda quer espaço adicional para programas adicionais e seus arquivos de trabalho .
Leve Linux
Alguns desenvolvedores Linux tentar embalar tanto quanto possível em um pequeno sistema , permitindo que você execute o equipamento que normalmente seriam jogados fora. Puppy Linux e seus derivados pode ser executado facilmente em um computador Pentium com 128 MB de RAM , sem acrescentar uma partição swap, e quando estiver operando a partir de uma unidade flash que você não precisa mesmo de um disco rígido. AntiX , um Mepis despojado , também pode ser executado em um Pentium II com 128 MB, mas pelo menos 1,2 GB de espaço no disco rígido é necessário para a instalação.
Maximizando Equipamentos
< br >
Qualquer instalação do Linux pode ser ajustado para rodar em equipamentos mais desafiado em recursos do que as especificações sugerir. Alterando sua interface gráfica de usuário do full-featured Gnome ou KDE para um despojado Fluxbox ou Openbox irá acelerar o seu computador. Escolhendo software menos memória intensiva - Chrome ou Opera em vez de Firefox - também irá melhorar o desempenho. Reduzir o número de programas em execução ao mesmo tempo também vai ajudar a fazer mais uso do que o último bit de memória RAM.