Na maioria dos sistemas operacionais Linux e Unix, o usuário root é o único usuário que pode fazer alterações em outras contas , afetam os processos de todo o sistema e fazer alterações no kernel do sistema operacional . Mesmo nos sistemas operacionais Ubuntu e Linux Mint , onde não há usuário padrão "root" , essas tarefas são protegidos e só pode ser executado com o uso do comando "sudo " . Se você tem um script que faz mudanças em todo o sistema , você pode alternar para o usuário root com o comando "su" ou executar o comando como usuário root usando o comando " sudo" . Instruções
1
Abra uma janela de terminal ou fazer logon no computador via SSH
2
Digite o comando " su - " . Mudar para o usuário root. Digite a senha de root, quando for solicitado. Se você estiver usando o sistema operacional Ubuntu ou Linux Mint , ignore esta etapa e digite " sudo " antes do próximo comando.
3
Digite o comando " sh script.sh " para executar a shell script. Substitua o " roteiro " com o nome do script shell. Se você tiver feito o script executável , digite o comando " . /Script.sh " para executá-lo.
4
Digite o comando "exit " para fechar a sessão de root. Pule esta etapa se você estiver usando o sistema operacional Ubuntu ou Linux Mint.