1. Camada de hardware Essa camada é a mais básica e fornece acesso direto aos componentes de hardware do sistema do computador, como CPU, memória e dispositivos de E/S. A camada de hardware é responsável por gerenciar interrupções e trocas de contexto, bem como por fornecer a abstração necessária para permitir que as outras camadas do sistema operacional funcionem independentemente do hardware subjacente.
2. Camada do kernel A camada kernel é o núcleo do sistema operacional e é responsável por fornecer serviços essenciais do sistema, como gerenciamento de processos, gerenciamento de memória e gerenciamento de arquivos. A camada kernel interage diretamente com a camada de hardware e normalmente é implementada em uma linguagem de programação de baixo nível, como C ou C++.
3. Camada de casca A camada shell é responsável por fornecer uma interface de usuário para o sistema operacional e por interpretar e executar comandos do usuário. A camada shell normalmente é implementada como um interpretador de linha de comando, mas também pode ser implementada como uma interface gráfica de usuário (GUI).
4. Camada de aplicação A camada de aplicação é o nível mais alto do sistema operacional e é responsável pela execução dos aplicativos do usuário. A camada de aplicação normalmente é implementada em uma linguagem de programação de alto nível, como Python ou Java.