O comando " fsck " é usado para corrigir qualquer tipo de corrupção ou erros nos sistemas de arquivos Linux e Unix. Esse comando funciona com os sistemas de arquivos journaling . Um sistema de arquivos journaling mantém o controle das mudanças que são feitas para o sistema de arquivos. A fim de corrigir os erros , o sistema de arquivo deve ser desmontado, ou não estão disponíveis para uso pelo sistema operacional. Ele pode ser executado em uma única partição ou o disco rígido inteiro . Instruções
1
Abra uma janela de terminal . A janela de terminal será encontradas na seção "Utilitários" do menu "Aplicativos" ou "acessórios" .
2
Digite o comando " su " para mudar para o usuário root.
3
Digite o comando " init 1 " para trazer o sistema para baixo para executar o nível um. Isso só permite o acesso root sem acesso à rede ou daemons em execução.
4
Digite o comando " umount /dev/sda2 " para desmontar o sistema de arquivos ou partição, você deseja reparar. Substitua o " /dev/sda2 " com o nome de dispositivo correto para a partição. Se a partição contém um único sistema de arquivos , como " /home" , você pode digitar o comando " umount /home" .
5
Digite o comando " fsck -y /dev/sda2 " , para reparar o sistema de arquivos. Se você estiver usando o sistema de arquivos " ext3 " , especifique o tipo com o comando " fsck -y- t ext3 /dev/sda2 " . Isso irá garantir que o sistema de arquivo não está corrompido , usando o tipo de sistema de arquivo errado . A opção " -y " irá causar fsck para corrigir automaticamente problemas que são encontrados .
6
Repita o comando " fsck " até que não haja mais erros são relatados.
7
Digite o comando " mount /dev/sda2 " para remontar o sistema de arquivos.
8
Digite o comando " init 3 " para trazer o sistema de volta ao modo multiusuário . < br >