Linux já percorreu um longo caminho desde os dias em que era um -driven -shell de comandos do sistema operacional. Agora é adequado para uso em desktop , com o Sistema X Windows em execução diversas interfaces gráficas de usuário. Ao contrário, com Windows ou Macintosh , o usuário escolhe as interfaces gráficas do leve Fluxbox para o do- tudo GNOME ou KDE. Enquanto cada interface tem seu próprio look and feel , todas as interfaces de desktop Linux têm várias características em comum . Escolha sua própria
Mesmo se a sua distribuição Linux vem embalado com a sua própria interface gráfica de usuário , você não está casada com ele. Você pode baixar um que atenda às suas próprias necessidades. GNOME e KDE são interfaces intuitivas que embelezam um computador e fazer ferramentas fáceis de encontrar e usar , enquanto as interfaces leves, como Fluxbox e Openbox salvar os recursos do sistema , permitindo que o computador para um melhor desempenho.
Multiple Desktops
Linux é projetado para multitarefa, e quase todas as interfaces gráficas pode mostrar mais do que um desktop, ou " espaço de trabalho " de cada vez. Dependendo da distribuição Linux , a configuração padrão é de quatro espaços de trabalho. Você pode alternar de um para o outro através de um comando de menu ou rolando a roda do mouse. Embora seja uma característica valorizada, tendo muitos espaços de trabalho em execução de uma só vez pode colocar uma pressão sobre os recursos do sistema .
Menu Acesso
mesmo o mais simples interfaces gráficas de usuário empregam menus para selecionar seus programas e utilizar métodos similares off acessar os menus. GNOME, KDE e Xfce todos têm um comando barra de menu , normalmente localizado próximo ao canto inferior direito da tela . As interfaces leves extremas têm seus sistemas de menu , e qualquer um pode ser encontrado pelo comando de menu ou barra , com Fluxbox , clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar na tela.
Gerenciamento de Arquivos
maioria das interfaces gráficas vêm com seus próprios gerenciadores de arquivos , o que mostra a hierarquia de diretórios e arquivos. O ambiente gráfico KDE usa o Konqueror , que funciona como um browser . Outros gerenciadores de arquivos incluem o GNOME Nautilus, o Thunar Xfce -driven, eo simples gerenciador de arquivos Rox
ícones
A maioria das interfaces gráficas apresentam ícones; . Você pode configurá-los para abrir um programa por um simples ou duplo clique. Enquanto Fluxbox não tem ícones do desktop em seu estado natural , você pode adicionar um programa como o Rox para colocar ícones e seu colírio para os olhos de escolha na tela.
Taskbars
Quase todas as interfaces gráficas do Linux usam barras de tarefas para mostrar o que os programas e documentos abertos. Ao clicar em um item de barra de tarefas irá torná-la ativa . Dependendo de como você configurar sua interface , você pode ter apenas as tarefas de sua área de trabalho ou tarefas exibição ativa de todos os espaços de trabalho.
Eye doces
maioria dos usuários não esperam que os seus computadores apenas para fazer seu trabalho, mas para ficar bem fazê-lo. Mesmo com uma interface gráfica minimalista como Fluxbox , você pode melhorar a sua aparência através da instalação de uma foto favorita como papel de parede .