Os sistemas operacionais Linux e Unix utilize números inteiros positivos (números) para identificar usuários e grupos. O " UID " ( Identificador de Usuário ou User ID) é o número que identifica o usuário . O " GID " ( identificador do grupo ) é o número que identifica um grupo particular . Um usuário terá apenas um UID. Cada usuário irá pertencer a um grupo primário , mas também pode pertencer a vários grupos secundários. O comando " usermod " é usado para alterar o UID e GID para um único usuário . O comando " groupmod " é usado para mudar o GID de um grupo inteiro . Instruções
1
Abra uma janela de terminal . A janela de terminal é encontrado em " Ferramentas do Sistema ", "Acessórios " ou " Utilitários " no menu principal.
2
Digite o comando " su " para mudar para o usuário root .
3
Digite o comando " usermod -u " para alterar o UID de um usuário . Substituir " " com o novo UID. Substitua "username" com nome de usuário correto. Por exemplo, digite " usermod -u 1001 bob " para alterar o UID para o nome de usuário "bob " para " 1001 ".
4 Digite o comando " usermod -g < GID > "para alterar a GID primário para um usuário. Substituir " " com o novo GID primário. Substitua "username" com o nome de usuário correto . Por exemplo, digite " usermod -g 500 bob" para mudar o GID primário para o usuário "bob " para " 500 ".
5 Digite o comando " usermod -G < ; GID1 > , " para adicionar o usuário a quaisquer grupos secundários para um usuário. Substituir " " e " " com os GIDs secundárias. Substituir " " com o nome de usuário correto . Por exemplo, digite " usermod -G 300400 bob" para adicionar o usuário "bob" para os grupos secundários "300" e " 400 ".
6 Digite o comando " groupmod -g "para alterar a GID para um usuário. Substituir " GID " com o novo GID . Substitua o " nome do grupo ", com o nome de usuário correto . Por exemplo, digite " groupmod -g 500 admins " para alterar a GID para os GROUPNAME " administradores " para " 500 ".
7 Digite o comando "exit" para fechar o sessão do usuário root.