interfaces gráficas são uma parte central de sistemas operacionais modernos. Eles dão aos usuários uma maneira de interagir com o seu sistema operacional que não seja fisicamente comandos de digitação. Estes ambientes assumir duas formas : gerenciadores de janelas e desktops. Gerenciadores de janelas
gestores do Windows são programas cujo único propósito é abrir janelas , sejam eles pastas ou aplicações. Eles não fornecem qualquer funcionalidade adicional além da criação de janelas para essas pastas e aplicativos.
Ambientes de desktop
ambientes de trabalho estão cheios de recursos , ambientes de computação gráficas integradas. Além da criação de janelas , muitas vezes eles apresentam componentes gráficos para tarefas do sistema. Por exemplo , eles podem fornecer uma lixeira para excluir arquivos , menus para acessar os componentes e aplicações do sistema , e barras de tarefas para exibir informações do sistema.
Desktops x Windows Managers
Uma área de trabalho fornece uma estrutura para desenvolvedores para fazer programas no ambiente . Os usuários podem optar por usar um gerenciador de janelas específico dentro de um ambiente de desktop , ou usar nenhum ambiente de trabalho a todos. Neste caso , os usuários podem incluir os recursos de desktops em seu ambiente de computação , instalando e executando programas para cada recurso desejado.
Exemplos
sistema operacional da Microsoft Windows é um exemplo de um ambiente desktop completo . Sistemas operacionais UNIX e Linux, por outro lado , costumam usar separados, gerenciadores de janelas distintas e desktops.