Linux é uma plataforma de computação livre e de código aberto usado em ambientes de casa, do escritório e do servidor. Apesar de todos os usuários do Linux podem se beneficiar de monitoramento de seus recursos e de segurança , isso é especialmente verdadeiro para as distribuições de servidores, onde as informações sensíveis ou críticas para os negócios em servidores Web e bancos de dados são armazenados e divulgados . Todas as distribuições Linux vem com o software de monitoramento interno que pode ser configurado para controlar recursos e de segurança no sistema . Top
Top é uma aplicação em tempo real que roda no console do sistema Linux. Ele exibe os aplicativos que estão sendo executados e os classifica pela quantidade de capacidade da CPU que consomem, mas também classifica a lista com a quantidade de memória usada por um aplicativo. Top atualiza as listas de aplicativos de forma contínua, dando-lhe um olhar para o estado do sistema como ele é executado. Esta ferramenta é útil para encontrar gargalos no sistema e descobrir quais processos estão invadindo seus recursos se o sistema está funcionando mal.
W
"w" mostra de comando do Linux todos os usuários registrados na máquina , bem como onde são registrados a partir. Ele também mostra o que eles estão fazendo. Isso é vital para determinar se uma máquina foi comprometida ou descobrir onde os usuários estão se conectando a partir. Digite " w" na linha de comando do Linux para exibir todos os usuários registrados e onde eles estão se conectando. Digite " w " e substituir com o nome do usuário para obter informações detalhadas do processo.
Uptime
O " uptime " comando mostra quanto tempo o sistema está em funcionamento . Se o seu sistema Linux tem um problema de hardware ou se o servidor vai aleatoriamente para baixo, você pode ter um problema de hardware ou software que causa a reinicialização da máquina continuamente. Digitando " uptime " dá-lhe o número de dias, horas e minutos desde a última reinicialização do sistema. Se a última reinicialização é sempre frequente ou acontece às vezes não planejadas , você provavelmente tem um problema de estabilidade com o servidor.
Grátis
O comando "free" mostra tudo sem uso memória no sistema . Ele divide essa informação entre a memória física , memória swap e buffer de memória . Memória física é a quantidade de memória RAM real instalada no sistema que é usado atualmente . Memória Swap é um grupo de processos inativos ou de baixa demanda que foram tomadas fora da memória física e armazenados em uma área especial do disco rígido para liberar memória física. Os amortecedores são de memória reservado pelo sistema operacional Linux para seu próprio uso pessoal. Se você tem pouca memória física ou troca livre , este é um sinal de que sua partição swap precisa ser ampliado e quantidades de memória física do seu sistema deve ser aumentada.