GNU /Linux é um sistema operacional que iniciou o desenvolvimento em 1991 por Linus Torvalds. Linux já percorreu um longo caminho desde a sua criação original e é agora capaz de participar igualmente em redes Microsoft Windows e Apple Macintosh apresentando compatibilidade com a maioria dos programas de software. Linux tem prós e contras como o principal sistema operacional de um computador. Gratuito e de código aberto
Um grande pró do Linux é que ele é baseado em software livre e de código aberto . O software open -source é um software que é licenciado de forma que qualquer um pode ver o código fonte . Isto significa que qualquer pessoa pode fazer modificações ou criar derivados . Enquanto há um software de código aberto disponível para Windows, a maior parte do software comercial desenvolvido para o Windows é de código fechado . Software de código fechado não existe para Linux, mas a maior parte do software disponível para ele é gratuito e open-source.
Hardware Compatibility
Linux é projetado para trabalhar com uma variedade extremamente ampla de hardware. Em muitos casos , ele trabalha com hardware mais antigo que já não tem suporte ao Microsoft Windows . No extremo oposto do espectro, às vezes hardware que está a poucos meses de idade só será compatível com o Windows e não reconhecido em Linux. Nestes casos raros , o novo hardware é geralmente eventualmente suportado no Linux depois que os usuários tenham tido tempo para obter o hardware e escrever os drivers de software Linux apropriados para isso.
Suporte de Software
A con do Linux é que muitos programas populares, como as feitas pela Adobe e Microsoft não funcionam com o Linux. No entanto, há esforços que estão sendo feitos para fazer alguns destes programas instalado no Linux , como o projeto WINE (consulte Recursos) . No lado profissional, há uma gama muito ampla de software escrito para Linux, e uma grande parte do que está disponível de forma gratuita.
Suporte ao Usuário
Um dos as vantagens de usar o Linux é que ele tem um grande apoio online através de vários usuários. Se você estiver enfrentando um problema com algo no Linux , é provável que alguém tenha experimentado o mesmo problema e não é uma solução on-line que pode ser acessado através de uma pesquisa na web.