Existem várias maneiras diferentes que você pode usar um Live CD Linux para recuperar o computador : você pode usá-lo para recuperar os dados do disco rígido de um computador que não inicia, a reinstalação do sistema operacional Linux ou até mesmo para reparar o grande bootloader unix (GRUB ) depois de instalar um segundo sistema operacional . Criando um Live CD
Para criar um Live CD que você vai precisar de um CD em branco e um computador de trabalho com conexão à Internet com o qual você pode baixar o arquivo ISO a partir do site do distribuição Linux e queimar o arquivo ISO para o CD . Um arquivo ISO é um arquivo que contém uma imagem exata de um CD - quando queimado em um CD que cria uma duplicata . Para arrancar a partir do CD você precisará inserir o disco na unidade óptica e reinicie.
Recuperando Hard Drive Dados
Quando o Live CD foi carregado , você será capaz de montar o disco rígido usando o gerenciador de arquivos da distribuição Linux. Se o disco rígido não monta ou se existem certos setores da unidade de disco rígido que não são acessíveis , os dados pode estar corrompido ou o disco rígido pode ter falha mecânica. Você também pode usar o Live CD para formatar o disco rígido
Instalar Linux
Live CDs também são o que você usa para instalar o sistema operacional Linux. ; o Live CD permite que você teste o sistema operacional antes de se comprometer com a instalação , que é uma boa idéia se você nunca usou o sistema e quer ter a certeza que ele vai trabalhar com o computador.
Reparando o GRUB
Se você já instalou o Windows ( em um segundo disco rígido ou uma partição ) depois de ter instalado o seu sistema Linux , você pode notar que o Windows quebra o bootloader , removendo a opção de boot em Linux. Usando o Live CD, você pode reparar o GRUB para o seu sistema e restaurar a opção de qual sistema operacional usar .
Escolhendo uma Distribuição
Em alguns casos, esta decisão é facilmente feito - se você está reparando ou reinstalando a sua instalação Linux que você vai querer usar o Live CD para essa distribuição. Distribuições populares de Linux incluem Ubuntu, Debian e Fedora. Se você estiver usando apenas um Live CD Linux para gerenciar dados do disco rígido , Lincoln Spector da PC World recomenda o uso de Puppy Linux . Knoppix é outro Linux Live CD que pode acessar vários tipos de sistema de arquivos.