? Alguns usuários de computador gostaria de passar para o sistema operacional livre Linux, mas estão preocupados com sua falta de compatibilidade com muitos programas. Esta é uma preocupação válida , uma vez que muitos programas não foram portados para o Linux ou não tem uma alternativa de boa qualidade nele. No entanto , é possível ter o Windows XP e Linux no mesmo computador , utilizando dois métodos primários . Dual Boot
Uma maneira de ter dois sistemas operacionais em um PC é instalar XP e Linux em partições do disco rígido separadas. Quando o computador é iniciado , aparece um menu perguntando qual sistema operacional que você gostaria de iniciar. Algumas versões do Linux como o Ubuntu antecipar esse desejo, e incluem um programa para particionar o disco rígido em seções separadas para cada sistema operacional. Isso pode ser um pouco confuso para alguns usuários, que devem procurar aconselhamento antes de prosseguir.
OS visitantes
Um sistema operacional convidado é aquele que carrega enquanto outro (host) operacional sistema está funcionando . Isso permite que os dois sistemas operacionais para executar ao mesmo tempo , tornando mais fácil para transferir arquivos entre eles. Programas que permitem que um sistema operacional convidado incluem vinho, que é um programa de software livre, de código aberto permitindo que o Windows para rodar em outros sistemas operacionais, e Parallels Desktop , que é uma alternativa comercial .
Vantagens
Com o Windows de tal sistema operacional utilizado , muitos aplicativos e jogos são produzidos por ela. O mesmo não pode ser dito para o Linux. Embora os programas equivalentes estão disponíveis em alguns casos (por exemplo, Open Office seja compatível com arquivos do Microsoft Office ) , para outros programas simplesmente não há alternativa ao Windows . Os usuários do Linux com uma instalação do Windows no mesmo computador , portanto, são capazes de usar uma ampla gama de software.
Desvantagens
Ter dois sistemas operacionais na mesma máquina consome mais espaço em disco , especialmente se grandes programas são instalados em cada um. Programas como o vinho são pesados de recursos e máquinas menos potentes irá operar mais lentamente quando eles estão executando . Ter um sistema de inicialização dupla significa que, para chegar ao outro sistema operacional , toda a máquina deve ser reiniciado , o que pode ser frustrante se uma determinada tarefa requer programas de ambos os sistemas.
< Br >