Quando você faz logon em uma conta de root no Linux, você pode pensar que você tem permissão geral para acessar tudo no computador . No entanto , o sistema de permissões de arquivos ainda se aplica. Se você tentar acessar algo sem o conjunto de permissões adequada, você vai receber um " /bin /bash : Permission Denied" erro. Sobre permissões de arquivos
TODAS as distribuições Linux usam as permissões de arquivo para controlar quais usuários têm acesso a arquivos e diretórios, e que eles podem fazer com os arquivos. Executar , permissões de leitura e gravação pode ser ajustado para cada arquivo individual. O sistema trabalha para garantir a segurança em computadores Linux . Os usuários que tentarem acessar um arquivo sem a permissão não será capaz de fazer. Isso evita que o malware de alterar arquivos importantes no computador
Contas Root
Todos os computadores que executam o Linux tem pelo menos duas contas de usuário : . Um nome de login e uma conta de root. O nome de login é o que você usa para iniciar a sua área de trabalho. A conta root é muitas vezes uma conta oculta com hashes aleatórias em vez de uma senha. Você pode alterar a senha de root e login para o ambiente de trabalho como root. No entanto, isso pode comprometer a segurança do seu computador. Para uso regular, faça login como um usuário comum , e usar o "sudo " ou o comando "su" para obter acesso root temporário.
Permission Denied erros
< br >
Quando você tenta fazer algo em um terminal Linux para a qual você não tem permissão , você receberá uma mensagem de erro : /bin /bash: permissão negada . Por exemplo, se você fizer login como um usuário comum e tentar instalar um programa sem pedir acesso root temporário , o computador não vai deixá-lo . Se você receber a mensagem como root, então a conta root não tem permissão para executar o comando que você digitou no arquivo.
Solucionar e corrigir problema
Para corrigir um erro de permissão negada , você precisa saber as permissões do arquivo . No terminal, navegue até o diretório que contém o arquivo e digite " ls-l nome do arquivo. " Você verá uma lista de permissões no arquivo. Você pode alterar as permissões , digitando o valor apropriado com o comando " chmod " . Por exemplo, digitando " chmod 777 teste.txt " permite a todos a ler, escrever e executar o arquivo " teste.txt " .