No sistema operacional Linux, um socket é um ponto final para qualquer comunicação realizada sobre um dos protocolos da Internet (por exemplo, TCP e UDP ) . Um socket é identificado pelo seu endereço de Protocolo de Internet e seu número de porta . Em um determinado momento , um computador Linux terão processos de comunicação nos soquetes - envio e recebimento de mais de uma comunicação já estabelecida , à espera de pacotes de entrada ou iniciar a comunicação com os seus homólogos remotos. Você pode determinar quais tomadas estão sendo usados no seu computador, e por quem, usando built-in utilitários Linux. Instruções
1
Efetue login no computador com Linux .
2
Inicie um shell de comando . O modo específico de executar este passo depende da distribuição Linux e da configuração do computador. Por exemplo, para o Ubuntu Linux , clique em "Aplicativos" na barra de tarefas do GNOME no topo da área de trabalho e selecione " Acessórios " e " Terminal".
3
Execute o seguinte comando
netstat - all- n - programas
com privilégios de superusuário . Por exemplo, no Ubuntu , digite o seguinte comando no shell :
sudo netstat - all- n - programas
Pressione " Enter". Digite sua senha quando solicitado. O comando " netstat " irá listar todos os soquetes atualmente sendo usados no computador. " Dgram " soquetes correspondem ao protocolo UDP, enquanto tomadas "stream" correspondem ao TCP. O programa usando o soquete está listado no final de cada linha, eo número da porta do socket é o próximo ao último da coluna.