? Ubuntu, ao contrário da maioria outras distribuições Linux , não dá aos usuários o acesso à conta root . Esta política aumenta a segurança do seu sistema um pouco por negar acesso potencial atacantes remotos para uma conta de sistema conhecido . O trade-off é que você tem que usar comandos especiais para executar tarefas administrativas e manipular arquivos do sistema. Comandos como "sudo " e " gksudo " dar-lhe o poder de executar temporariamente qualquer programa como o usuário root. A maioria dos programas gráficos que requerem privilégios de root automaticamente pedir uma senha antes de ser executado. Instruções
1
Abra uma janela de terminal.
2
Prefixo um comando de terminal com "sudo ". Por exemplo, digite "sudo apt-get update " para atualizar o cache de software do sistema. Digite sua senha de usuário quando solicitado.
3
Prefixo um comando gráfica com o " sudo ". Por exemplo , editar "/etc /fstab " como root , digitando " sudo gedit /etc /fstab ". Digite sua senha de usuário na caixa de diálogo que aparece.
4
Digite " sudo -i " e digite sua senha de usuário para executar temporariamente todos os comandos como usuário root . Digite "exit " para voltar para o seu shell de usuário normal quando terminar.