sistemas operacionais Linux , normalmente chamados de distribuições ou distros " , " vêm em muitos sabores . Eles compartilham um " kernel, " o componente central do software do sistema, mas para além disso , ainda há muito difere entre distros . Filetypes de software diferentes, ambientes de trabalho diferentes, até mesmo a colocação de componentes-chave , como menus e lançadores de aplicativos mudar drasticamente de um para outro . Algumas distribuições Linux dependem do terminal para quase tudo, enquanto outros são tão gráfica como qualquer sistema Windows ou Macintosh já feito. O Debian e Ubuntu Família
Debian Linux era o pai do Ubuntu e Ubuntu tem gerado muitas, muitas outras distribuições Linux. Provavelmente, o mais bem sucedido foi o Linux Mint. Juntos, conta Ubuntu, Mint, Debian e para 45 por cento dos dez melhores de downloads distro Linux em 2011 ( Distrowatch.com ) . O que os torna tão popular é a facilidade de uso. Tudo, desde a instalação gráfica , o que é um passo -a-passo e semelhante a qualquer instalação do Windows assistente você já usou , para a facilidade de atualizações automáticas e instalação de software faz a transição do Windows para o Linux fácil, mesmo para uma marca de alguém novo para Linux . Algumas variedades oferecem um "Centro de Software, " simples para que usuários inexperientes Linux pode facilmente encontrar software, que está convenientemente separados em categorias para identificação. Para essas distribuições, que não, todas as variedades de Debian /Ubuntu oferecer Synaptic Package Manager , que pode ser pesquisado e também muito automatizado. Longe vão os dias quando se utiliza um terminal e "apt-get " era necessário baixar , atualizar e instalar o software.
Fedora e Red Hat Linux
Fedora é o versão livre atual do Linux fornecido pelo o que é conhecido como a comunidade " Red Hat " . Red Hat Linux foi criado em 2003. Desde então, tornou-se Red Hat RHEL (Red Hat Enterprise Linux ) , uma marca comercial da família Red Hat . Fedora , a filial livre , é extremamente popular. A nova versão do Fedora é a versão 15. Neste mais recente lançamento , o Fedora decidiu usar Gnome 3 , a nova versão do ambiente desktop Gnome , um nome antigo no mundo Linux, mas um afastamento significativo o que os usuários estão acostumados. Esta versão faz uso de auto- espaços de trabalho , colocados em uma barra lateral no lado direito da área de trabalho. Estes podem ser manipulados e combinados , separados e escondido , a critério do usuário.
Tudo somado, o Fedora é mais eficiente do que o Ubuntu, mas sente-se mais amigável do que ele fez no passado . Instalando o software no Fedora significa usar YUM e se acostumando com o . RPM em vez de. DEB do , mas YUM também é bastante simples , é apenas a versão de Fedora de Synaptic .
OpenSUSE
< br >
OpenSUSE é muito parecido com o Fedora. Ele utiliza Yast , que se tornou a principal ferramenta de configuração do sistema , bem como portal de gerenciamento de software. Aprender Yast é muito importante quando aprender a usar OpenSUSE . Esta distro ainda usa o ambiente de desktop KDE , muito depois de muitas distribuições se afastou . KDE há muito conquistado o mercado em efeitos interessantes desktop e no OpenSUSE , o KDE está em exibição. Você pode fazer janelas dobrar em aviões de papel e voar para longe quando fecham , fazer chamas queimam -se uma janela quando ela minimiza , e fazer todo o ambiente de trabalho girar como um cubo quando se muda para outro espaço de trabalho destop . Os efeitos são incríveis, e com o compromisso da OpenSUSE para o KDE ao longo dos anos , você não vai encontrar uma distro que usa -lo também.
Puppy Linux e Derivados
para aqueles que procuram uma distribuição que é pequena, re- energiza hardware mais antigo , e ainda correr o melhor software, Puppy Linux e seus muitos derivados pode ser a resposta . É uma prova de sua versatilidade que este mini- distro , que tem sido em torno de tanto tempo e sempre foi conhecida como uma distro feita para computadores mais antigos , ainda terras entre os dez primeiros na lista do Distrowatch . O LiveCD leva apenas 85MB , mas ainda assim oferece uma instalação gráfica , o sistema inteiro leva menos de 1 GB de espaço no disco rígido
Muitas variantes do filhote de cachorro surgiram ao longo dos anos. . Popularmente chamadas de " puplets ", alguns dos mais populares têm sido MiniSys , FlexxxPup e MacPup .