Quando você está escrevendo um script shell para um sistema Linux , você pode encontrar-se fazer referência a itens como nome de usuário do usuário atual ou o seu diretório home. No longo prazo , isso pode servir como uma limitação : se diferentes usuários acabam utilizando o script, ele não vai funcionar , porque seu sistema de informação vai ser diferente do usuário para o qual você foi o autor do script. Por esta razão, o uso de variáveis ambientais podem economizar tempo e tornar seus scripts mais utilizável. Instruções
1
Abra um Terminal de seu lançador de aplicativos . Este lançador serão localizados no canto superior esquerdo e ou canto inferior esquerdo da sua área de trabalho.
2
Teste para ver se uma variável ambiental foi definida , digitando " echo $ MYVAR " onde " MYVAR "é a variável ambiental que você deseja testar. Se tiver sido definida , então você vai ver o seu valor aparecer na próxima linha . Se ele não está definida , então o terminal irá mostrar uma linha em branco.
3
Abra seu script shell com o seu editor de texto preferido .
4
Definir qualquer ambiental variáveis que não haviam sido definidos com a sintaxe " MYVAR = valor " onde " MYVAR " é a variável ambiental que está sendo definido e "valor" é o valor que você está atribuindo a ele .
5
Use uma variável ambiental em qualquer lugar no seu código onde você se não digitar a totalidade do valor dessa variável . Por exemplo , se você quiser fazer referência a um diretório base do usuário, use " $ HOME " para ter Linux fornecer esse valor automaticamente.
6
Consulte o link na seção "Referências" abaixo para uma lista de algumas variáveis ambientais comuns do Linux você pode usar.