Windows é o sistema operacional mais amplamente implantada no planeta. Devido à sua importância , é também o alvo mais tentador para os hackers e criadores de vírus. Esta vulnerabilidade é uma das principais razões por que alguns usuários preferem o sistema operacional Linux. Outra vantagem do Linux é que ele é livre na maioria dos casos . Embora um sistema Linux é suscetível a menos ameaças , a instalação padrão da maioria das distribuições Linux deixa muito espaço para melhoria , se você é sério sobre como proteger o seu sistema de hackers. Felizmente, algumas correções fácil pode endurecer sua instalação Linux e proteger seu computador contra ameaças de segurança. Instruções
Restringir " SU " Shell Access
1
inicializar o computador. Entrar com o seu " superusuário " ou "root" nome de usuário e senha de administrador.
2
Abra o aplicativo " Gerenciador de Arquivos " no computador Linux. Desktops Gnome normalmente usam Nautilus por padrão, enquanto as instalações do KDE usar Dolphin . O nome do seu gerenciador de arquivos padrão pode ser diferente, dependendo da variação do Linux que você usa.
3
Navegue até a pasta " \\ etc " no seu disco rígido e clique duas vezes no " inittab " arquivo para abri-lo no editor de texto padrão. Copie e cole a seguinte linha de código no final deste arquivo :
~ ~ : S : wait :/sbin /sulogin
Depois de reiniciar o seu computador , você será solicitado a digitar a senha "root" antes de lhe ser permitido cair em modo superusuário , mesmo que você faça login com um nome de usuário e senha SU . Isso efetivamente impede os hackers de entrar no modo SU se ter acesso ao computador.
Remover aplicações desnecessárias e Utilities
4
Reveja os aplicativos e utilitários instalados em sua máquina para determinar quais os que você faz e precisa. Clique no ícone "Terminal" - parece que um pequeno televisor ou monitor - na área de trabalho ou menu do programa para abrir uma janela de prompt de "Terminal" . Digite " # lista yum instalado" (sem aspas) no prompt para exibir todos os aplicativos e utilitários instalados no computador . Dependendo da sua distribuição Linux, você pode precisar usar o " # dpkg - list " ou "apt-get " comandos . Se você ver as aplicações que você não usa , registrar seus nomes de pacotes .
5
Use o "yum" ou outro comando apropriado para remover aplicativos e utilitários desnecessários da máquina Linux. A menos que você precisa e usar aplicativos como FTP , Telnet e RSH , você deve removê-los , pois eles são alvos comuns de hackers e malware. Para remover os aplicativos, use o "yum remove nome_do_pacote " ou " apt- get remove nome_do_pacote " comando . Substitua o " nome do pacote " com o nome do aplicativo que você deseja remover.
6
Use o "yum" ou "apt-get " comandos para desinstalar o servidor Web , servidor de e-mail e outros aplicativos de servidor em o computador que você não usa .
atualização do kernel
7
Entrar para o seu computador com o seu nome de usuário "root" e senha.
8
Clique no ícone "Terminal" para abrir uma janela de terminal e rápida
9
Digite um dos seguintes comandos no prompt, dependendo da sua versão do Linux: .
# yum update
# apt- get update && apt- get upgrade
Aguarde até que o sistema operacional para baixar as últimas atualizações do kernel e patches do desenvolvedor da distribuição. Quando você vê uma confirmação de que as atualizações foram instalados com sucesso , reinicie o computador .
Fortes políticas de senha
10
Escolha uma senha forte para o seu " SU " e " "contas raiz. Não use palavras comuns do dicionário , nomes ou apelidos. Use uma combinação de letras , números e símbolos na sua senha. Por exemplo, " HU12 @ 891_ (88 ? 82) " é muito mais difícil para um hacker para quebrar a " 09018398290 ".
11
Criar datas de validade para senhas e alterá-los com freqüência. Você pode definir um limite de tempo para as senhas para limitar o número de dias que eles são válidos antes de os usuários devem alterá-las editando o arquivo "/etc /login.defs " com seu editor padrão. Abra o arquivo no seu editor de texto e adicione os seguintes valores para o final do arquivo :
PASS_MAX_DAYS 30
PASS_MIN_DAYS 1
PASS_WARN_AGE 7
requer que os usuários alterem as senhas a cada 30 dias e emite um aviso para alterar a senha sete dias antes que ela expire .
12
Salve as alterações para o " //etc login.defs " arquivo . Lembre-se de alterar a senha antes que ela expire . Se você esquecer sua senha, você deve usar uma conta de " SU ", ou a conta "root" para mudá-lo .