Linux foi concebido como um sistema operacional em um momento em que as únicas pessoas interessadas em tais coisas eram programadores e empresários. Como tal, um dos utilitários importantes junto com o sistema Linux é um conjunto de editores de texto , muitos dos quais não são baseadas em uma interface gráfica intuitiva . Ao invés de apenas um editor de texto, sistemas operacionais Linux -like (como o Mac OS e vários tipos de UNIX ) Linux e vêm equipados com vários editores de texto padrão prontos para fora da caixa e muitas vezes acessíveis a partir da linha de comando do terminal. Pico
Pico (abreviação de pinho compositor ) é um editor de texto simples destina-se a trabalhar com o sistema de mailer chamado pinheiro . Desenvolvedores destina Pico para trabalhar junto com o sistema de pinheiro , bem como para outros programas que exigem que o usuário modificar o texto . Pico usa um sistema de teclas de atalho (geralmente envolvendo a tecla " control" em conjunto com outras teclas ) , a fim de pré-formas funções, tais como pesquisas de texto e edição de texto.
Nano
< br >
Quando o Debian GNU /Linux desenvolvido a sua própria versão do GNU /Linux, que não incluiu o binário Pico devido à ideologia dos desenvolvedores sobre o licenciamento de software e de liberação ( Pico não era software livre) . Desenvolvedor Chris Allegreto decidiu criar um clone do Pico para o sistema Debian com o nome de TIP, e logo outros desenvolvedores contribuíram para o projeto . O Nano não integrar com o mailer Pine . Ele inclui alguns recursos adicionais, tais como a capacidade de adicionar atalhos de teclado personalizados.
Vi
Vi ( pronuncia-se " de olhos vee ") é uma editor de texto básico que pode traçar a sua linhagem a partir de dois outros editores de texto para o sistema operacional Unix originais. Bill Joy desenvolvido vi , a fim de expandir as capacidades de edição de texto nos sistemas atuais. Vi supera em que permite aos usuários saltar de linha para linha , em um único documento, ou entre vários documentos, e permitindo o movimento através de documentos sem ter que usar as setas do teclado .
GNU Emacs
< br >
GNU Emacs é um editor de texto para sistemas Linux desenvolvido para usuários avançados interessados em extensibilidade. Emacs é escrito em Emacs Lisp, e qualquer programador pode estender o Emacs para fazer muitas tarefas, como o recuo de código e compilação de código , leitura de notícias , depuração, e conexão com FTP. Emacs foi além de edição de texto para fazer vários trabalhos em várias plataformas .