? Você pode fazer qualquer arquivo executável a partir da linha de comando no Linux. Mesmo shell scripts escritos diretamente em um editor de texto pode funcionar como um arquivo executável , desde que o sistema sabe que o arquivo pode ser executado. No Windows , o sistema sabe que um arquivo é executável por sua extensão de arquivo - por exemplo , uma aplicação de binário sempre tem a extensão " exe ". . No entanto , o Linux conta com permissões de arquivo para saber se um arquivo deve ser executado pelo sistema. Script Text File
Para fazer um executável arquivo de texto, o conteúdo do arquivo deve conter algum tipo de código executável. Por exemplo, digite o seguinte em um editor de texto :
# /bin /bash
echo Olá Mundo
Este é um script bash. Linux sabe disso porque a linha " coisa toda " no início - # /bin /bash. Salve o arquivo como " hello.sh ".
Arquivo Permissions
Cada arquivo tem " permissões de arquivo ", ou as regras que governam quem pode ler, escrever e executar lo . Digitar o comando " ls- l" em um terminal Linux lista o conteúdo do diretório atual , junto com as permissões de arquivo . O comando " ls" pode listar o arquivo assim:
- rw- r - r - Robert usuários hello.sh
Este listas de permissões do arquivo em grupos de três: o primeiro é permissões de proprietário - " Robert" possui o arquivo - " . rw- ", que sabem ler e escrever , ou A segunda é a permissão de grupo , onde " Robert" está no grupo "usuários ". Qualquer pessoa nos "usuários " do grupo podem ler o arquivo, ou " r - ". A última é todo mundo ; qualquer outro usuário pode ler , ou " r - " o arquivo
Chmod
O comando Linux mudanças " chmod " . permissões para os arquivos . Somente o proprietário do arquivo - neste exemplo, " Robert" - ou um administrador pode alterar permissões em um arquivo . O proprietário ou administrador pode alterar o arquivo de forma que apenas determinadas pessoas ou grupos possam ler, ou restringir a sua execução para certos indivíduos. No exemplo " hello.sh , " ninguém pode executar o arquivo. Mas se o proprietário do arquivo executa o seguinte comando:
chmod u = x hello.sh
depois outra chamada para o comando " ls- l" mostra o seguinte:
- rwx r - r - . Robert usuários hello.sh
Agora Robert pode executar o arquivo
Execução
Agora que o arquivo é marcado como executável, tudo o que resta é realmente executá-la. Execução de arquivos a partir do terminal não é necessariamente automática : O Linux não prestar atenção às extensões de arquivo , especialmente a partir da linha de comando, e deve ser dito o programa irá executar o arquivo. Para um script como " hello.sh ," é uma questão de dizer que o sistema execute o arquivo diretamente : .
/Hello.sh
Isto diz ao shell do Linux para executar o script , ao invés de abri-lo em um editor de texto . O resultado é
"Olá Mundo" impresso para o terminal.