O sistema operacional Linux tem uma reputação de segurança. No entanto, mesmo um sistema operacional seguro tem pontos fracos , se não adequadamente mantida. Sistemas Linux têm seus próprios conjuntos de preocupações , e cabe ao usuário ou administrador para abordar essas preocupações e feche todos os buracos de segurança. Com acesso a um terminal e alguns comandos , você pode fazer uma instalação do Linux ainda mais seguro do que já é . Instruções
1
Certifique-se de que não há contas extras. As contas que não têm os usuários podem se tornar uma ameaça à segurança se forem interrompidas por intrusos. Olhe para o arquivo /etc /passwd para ver que tipo de contas de existir no sistema e desativá-los . Além disso, desative login root sobre contas SSH , modificando o etc /ssh /arquivo /sshd_config com a linha " PermitRootLogin não".
2
Desativar serviços de rede desnecessários. Execute o comando " lsof -i " para ver todas as portas ativas . Feche todas as portas ativas que funcionam os serviços desnecessários pelo usuário ou administrador (como o TCP) . Além disso, pensar sobre a execução de serviços HTTP apenas para fechar quaisquer ameaças biblioteca OpenSSL .
3
Manter todas as atualizações de segurança. A maioria das distribuições Linux lançar atualizações de segurança regulares , seja em seus sites ou por meio de aplicativos de atualização da Internet. Certifique-se de que estes são sempre atualizados . Se o sistema afirma que há atualizações disponíveis , instalá-los. Além disso, verifique periodicamente os servidores de atualização da distribuição para ver se as atualizações foram liberados.