A maioria dos sistemas operacionais populares carecem de out-of -the-box eficiência e esticar os recursos dos sistemas bare- ossos , no entanto, muitas distribuições Linux realizar uma reputação de ser eficiente em mais antigas e menos potentes, nu-ossos máquinas. Mesmo com a sua eficiência fora - de -caixa , há uma variedade de maneiras de ajustar o Linux e aumentar o seu desempenho global e velocidade . Normalmente, o usuário deve ser confortáveis comandos de emissão dentro do núcleo do sistema operacional Linux. Instruções
BIOS Tweaks
1
Ligue ou reinicie o computador. Durante a seqüência de inicialização , pressione a tecla indicada para entrar na BIOS do sistema. Normalmente, esta chave é definido como F2 , ESC ou DELETE. Isso vai variar de acordo com o desenvolvedor do BIOS.
2
Desative todos os dispositivos não utilizados na BIOS. Se você não usar sua unidade de disquete de 3,5 polegadas ou unidades de CD /DVD , desativá-los. Se você tem uma rede on-board , vídeo ou dispositivo de placa de som , bem como , uma rede de terceiros, de vídeo ou placa de som instalada , então desabilitar a placa on-board. Dependendo da idade do computador e os vários componentes , a maioria dos usuários também pode desabilitar todas as portas seriais .
3
Diminuir a memória de vídeo alocada. Se você não tem uma necessidade de um sistema graficamente intenso, em seguida, limitar a quantidade de memória do sistema para uma menor quantidade . Normas do sistema variar de tão pouco como 8MB a 128MB . A menos que você estiver usando o seu Linux construir para jogos, vídeo ou de edição de fotos , os valores mais baixos são eficientes para o usuário padrão.
Kernel e Distribuição Tweaks
4
Instale o Linux kernel correto para seu hardware. Em outras palavras, um processador de 32 -bit 686 requer o kernel i686 e que um processador de 64 bits requer um núcleo x86-64 . Se você tem processadores dual ou quad core de 64 bits, então você vai querer o seu sistema ajustado para o pleno poder de um kernel de 64 bits.
5
Use o sistema de arquivos mais eficiente para a sua construção Linux . Por exemplo, Ext2/Ext3 ou Ext4 são sistemas de arquivos estáveis para instalar um Linux baseado em ambiente de trabalho , no entanto XFS e Btrfs são mais rápidos
6
serviços não utilizados devem sempre ser desativado. . Dependendo da distribuição que você está usando , você pode acessar os gráficos "Configurações de Serviços" ou você pode abrir uma janela de terminal e digite " ps- Al " no prompt e pressione " Enter". A lista de todos os serviços em execução irá aparecer. Não importa o método usado , desative todos os serviços do sistema não utilizados para ajustar a velocidade de seu ambiente Linux.
7
Instalar aplicações menos intensivo em recursos. Por exemplo, o Open Office é uma aplicação de uso intensivo de recursos projetado para competir com o Microsoft Office Suite. Em vez disso, olhar para os programas que são menos memória intensiva, mas têm características semelhantes projetados para Linux , como o KOffice ou Gnumeric . O mesmo vale para a navegação na Web ; instalar navegadores menos intensivos , como o Opera ou Konquerer
8
Reduza a quantidade de " swap ", que é a porção do disco rígido reservada para a memória temporária. . Abra uma janela do terminal e no shell prompt digite "sudo sysctl -w vm.swappiness = 10 " e pressione " Enter" .