Linux tornou-se um jogador-chave no mundo do sistema operacional de rede , devido ao seu baixo custo de propriedade e facilidade de implementação. Isto é particularmente verdade na área de servidores de nomes, servidores de tempo e servidores web. As várias distribuições de Linux oferecem aos administradores de servidor com uma plataforma estável e segura para a implantação de serviços e aplicações de rede . Custo
Muitas distribuições Linux estão disponíveis para download gratuito na Internet ou em um disco óptico por uma pequena taxa . Isto traz o custo de aquisição de praticamente zero, ao contrário do Microsoft Server, que pode custar milhares de dólares com base em acordos específicos de licenciamento . Com um baixo custo de entrada tal, muitas empresas se mudaram para um dos muitos sabores de Linux disponíveis .
Segurança
Linux não é invulnerável ao ataque , mas quando você mantê-lo atualizado , é mais fácil garantir que o Windows Server. Linux também é configurado normalmente para fornecer apenas um ou dois serviços, tais como DNS e DHCP ou serviços de sincronização de tempo . Isso permite que o administrador do servidor para garantir cada servidor e parar todos os serviços , exceto o serviço específico a ser realizado por um determinado servidor . Isso é chamado de " endurecimento" e é mais fácil em um ambiente Linux do que outros ambientes NOS.
Suporte
suporte para Linux está disponível para uma taxa de as empresas que criam e fornecem distribuições Linux , mas também está disponível a partir de um grupo mundial de administradores do servidor . Esses administradores publicar suas descobertas e soluções em vários sites e blogs , e fornecer respostas a perguntas em fóruns técnicos. Este é o suporte gratuito , de acordo com a história do Linux de disponibilidade de software livre.
Flexibilidade
Linux permite que um administrador de rede ou servidor de forma rápida e barata implementar um servidor e fornecer serviços de rede para os seus usuários. Além disso, o Linux pode interagir com servidores Windows , através da aplicação do Samba , que fornece conectividade entre servidores Linux e Windows. Esta flexibilidade permite que você coloque a autenticação do usuário e outros recursos em um servidor Windows e serviços de rede em máquinas Linux para a segurança e eficiência. Linux também roda em hardwares mais antigos que podem ter sido aposentado, uma vez que o sistema operacional em si requer muito pouco recurso para carregar e executar de forma eficiente.