MS -DOS é um sistema operacional criado pela Microsoft em 1982 para ser executado em sistemas x86 e foi o sistema operacional dominante no mercado até o surgimento do Windows. Microsoft produziu várias versões diferentes do sistema operacional que culminou com a versão 6.22 , em 1994 , mas o Windows ainda carrega uma versão atualizada do código como sua interface de linha de comando . Muitas das características do sistema operacional ter sobrevivido em sistemas modernos e um design OS influência até hoje. Command Line Interface de
MS -DOS usa uma interface de linha de comando, forçando o usuário a entrada de comandos no prompt . O conjunto de comandos para DOS é limitado. Ela consiste principalmente de navegação e comandos de manipulação de arquivos . A maioria das operações complexas são tratadas pelos próprios programas. Como os usuários tem que digitar comandos em seqüência, eles poderiam criar arquivos em lote , que são arquivos de texto que lista uma série de comandos que o sistema operacional será executado no fim . Um exemplo comum disso é AUTOEXEC.BAT , um arquivo de lote que o sistema operacional é executado no primeiro boot e contém comandos para configurar o ambiente de computação.
Tarefas Simples
Como a Microsoft destina MS -DOS para rodar em PCs início sem muito na maneira de RAM , MS -DOS não apresenta capacidade para programas de multitarefa . Quando o usuário executa um programa, esse programa consome recursos do sistema até que ele pare , e então outro programa pode acessar a memória . Certos tipos de programas chamados programas TSR , para Terminar e Stay Resident , pode estacionar -se na memória, mas esses programas são vulneráveis a sobreposição de memória e muitas vezes caiu. As primeiras versões do Windows introduziu verdadeira multitarefa para computadores.
Nomes de arquivos
Uma característica distintiva do MS -DOS é o seu "8 +3" sistema de nomeação de arquivo . Os nomes dos arquivos estão limitados a oito caracteres , com um sufixo de três caracteres que indica o tipo de arquivo . Por exemplo, arquivos de texto denotam TXT e DOC, enquanto COM e EXE indicam executáveis e SYS está reservado para arquivos de sistema. O Windows tem feito desde que acabar com o limite de oito caracteres , apesar de sufixos de arquivo ainda indicam para o sistema operacional como lidar com cada tipo de arquivo , e muitos dos sufixos originais dos primeiros dias do MS -DOS ainda existem.
< Br >
letras de unidade
Outra característica proeminente do MS -DOS é o uso de letras para se referir a unidades. Normalmente, A e B designam unidades de disquete , enquanto C e nada mais tarde no alfabeto refere-se a discos rígidos ou drives ópticos. Os usuários têm a capacidade de mapear qualquer letra de unidade que desejarem, embora normalmente eles atribuí-los em ordem alfabética . Hoje , o Windows ainda usa letras de unidade , e ainda se reserva A e B , por padrão , apesar do fato de que os PCs modernos geralmente não contêm unidades de disquete .