Para agendar um desligamento automático do Windows 10, você pode usar o utilitário Agendador de Tarefas. Aqui estão as etapas envolvidas:
1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Digite “taskschd.msc” e pressione Enter para abrir o Agendador de Tarefas.
3. Na janela do Agendador de Tarefas, clique na opção “Criar Tarefa” no painel direito.
4. Na caixa de diálogo "Criar tarefa", dê um nome à sua tarefa (por exemplo, "Desligamento automático") e uma descrição, se desejar.
5. Mude para a guia “Triggers” e clique em “New”.
6. Na caixa de diálogo "Novo gatilho", defina o gatilho para iniciar a tarefa de acordo com uma programação (por exemplo, diariamente, semanalmente ou mensalmente).
7. Selecione o horário e a frequência desejados e clique em "OK".
8. Mude para a guia “Ações” e clique em “Novo”.
9. Na caixa de diálogo “Nova Ação”, escolha “Iniciar um programa” na lista suspensa Ação.
10. Clique em “Procurar” para selecionar o arquivo executável de desligamento (“shutdown.exe”). Geralmente está localizado na pasta do Windows (por exemplo, "C:\Windows\System32").
11. Adicione o seguinte argumento no campo "Adicionar Argumentos":"-s -f." Este argumento diz ao shutdown.exe para desligar o computador e forçar o fechamento de todos os aplicativos abertos.
12. Clique em “OK” para salvar a ação.
13. Por fim, revise os detalhes da sua tarefa para garantir que tudo esteja correto e clique em “OK” para criar a tarefa agendada.
Agora, seu computador com Windows 10 será desligado automaticamente no horário e frequência especificados por você. Você sempre pode modificar ou excluir esta tarefa agendada no Agendador de Tarefas, se necessário.