Steven Paul Jobs Steven Paul Jobs (24 de fevereiro de 1955 - 5 de outubro de 2011) foi um empresário americano e magnata dos negócios que cofundou a Apple Computer, Inc. (agora conhecida como Apple Inc.) com Steve Wozniak. Ele foi amplamente reconhecido como um pioneiro da revolução dos computadores pessoais das décadas de 1970 e 1980, juntamente com uma figura-chave no desenvolvimento da indústria de tecnologia moderna. Suas realizações incluem a introdução do computador pessoal Apple II, do Macintosh, do iPod, do iPhone e do iPad.
Jobs nasceu em São Francisco, Califórnia, e foi adotado por Paul e Clara Jobs. Ele demonstrou interesse precoce por eletrônica e frequentou o Reed College por um breve período antes de abandonar os estudos em 1975. Jobs e Wozniak fundaram a Apple Computer em 1976 na garagem da família Jobs e lançaram o Apple II, um dos primeiros computadores pessoais de grande sucesso.
Em 1985, Jobs deixou a Apple após conflitos com o conselho de administração da empresa. Ele então fundou a NeXT, Inc., uma empresa de informática que desenvolveu o sistema operacional NeXTSTEP. Em 1996, a Apple adquiriu a NeXT, trazendo Jobs de volta à empresa. Ele liderou o desenvolvimento do iMac, iPod, iPhone e iPad, que revolucionaram seus respectivos setores e fizeram da Apple uma das empresas mais valiosas do mundo.
Jobs foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2003 e passou por cirurgia e outros tratamentos. Ele morreu de complicações da doença em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos. Apesar de seu falecimento, o legado de Jobs como pensador inovador, líder visionário e figura influente na indústria de tecnologia continua a inspirar e moldar o mundo.